quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Governador da Bahia decreta 'lockdown' neste fim de semana em todo o estado

O Governador Rui Costa anunciou o fechamento total (lockdown) das atividades não essenciais no estado da Bahia. O anúncio foi feito em live nas redes sociais do governador no início da tarde desta quinta-feira. O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins da Silva Filho afirmou que seguirá o decreto, mas, poderá fazer algumas adaptações, o que só será resolvido depois que tomar conhecimento, oficial, do decreto do governador.

“Resolvemos fechar as atividades não essenciais a partir das 20h de sexta-feira (26) até às 5h de segunda-feira (1º). Sendo que o comércio de rua deve fechar na sexta-feira às 17h, os bares às 18h e os shoppings às 20h. Essa diferença de horário já esclareço que é no sentido de escalonar o uso do transporte para que não haja coincidência no deslocamento para casa, todo mundo no mesmo horário, por isso resolvemos fracionar". 

"Entende-se como atividade não essencial toda e qualquer atividade que não esteja relacionada à saúde pública e não esteja relacionada à alimentação das pessoas. Todas as outras atividades estarão inclusas neste fechamento durante o dia de sábado com todos os horários e durante o domingo, todos os horários. Com isso queremos tentar ganhar dois dias de fechamento completo, de restrição completa, isso também valerá para outras aglomerações, mesmo em comunidades, aquelas aglomerações que fazem em eventuais encontros de qualquer natureza não serão permitidos. O grande objetivo que queremos alcançar é o distanciamento social”, informou o governador.

Não será permitido o funcionamento em nenhum horário de bares, restaurantes e atividades comerciais não essenciais neste período. O serviço de delivery está autorizado. Um decreto vai detalhar as regras.

Entenda as medidas anunciadas pelo Governador Rui Costa

1 – Estão suspensas todas as atividades não essenciais a partir das 17h desta sexta-feira (26/02) até 5h de segunda (01/03) em todos os 417 municípios do estado da Bahia. O que não for saúde pública ou venda de alimentos não funcionará neste período

2 - Está proibida a venda de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes e até mesmo em supermercados e lojas de conveniência. Esta medida também está valendo entre 18h de sexta (26/02) e 5h de segunda (01/03).

3 – Nesta sexta (26/02), para evitar aglomerações no transporte público, vamos escalonar o encerramento das atividades comerciais da seguinte forma: lojas convencionais de rua encerrarão as atividades às 17h; bares e restaurantes às 18h; e shoppings e centros comerciais às 20h.

4 – Atividades sociais de qualquer natureza, sejam elas religiosas, esportivas, políticas e culturais, também estão proibidas em toda a Bahia durante este período. Faço meu apelo que baianos e baianas compreendam a importância das medidas e respeitem o decreto estadual.

5 – Nosso grande objetivo agora é garantir o distanciamento social nesta fase crítica da pandemia. Temos 195 pessoas, neste momento, aguardando vagas em leitos de UTI na regulação. Isto revela o drama que estamos vivendo neste momento. 

Por sua vez, o prefeito Colbert disse que ainda vai verificar o que pode adaptar no decreto estadual para os moradores de Feira de Santana. Ele aguarda o decreto sair, e acredita que serão muito poucas as possíveis alterações.

“Eu ainda não encontrei a publicação do ato ainda. Vou verificar ainda o que podemos fazer especificamente na nossa cidade. Posso fazer alguma medida como fiz na vez passada, mas por enquanto vou esperar para ter conhecimento claro do decreto e acredito que vamos segui-lo, claro, na sua inteireza. Vai funcionar apenas os serviços totalmente essenciais. A decisão do governador é inclusive proibir a venda de bebidas alcóolicas. Vai parar todas as atividades e ficam apenas as essenciais, farmácia, por exemplo. Na segunda-feira permanecem ainda as ações noturnas. O delivery vai funcionar e aqui em Feira vamos verificar a questão dos cultos religiosos. O shopping popular e as feiras livres também vamos ver também ainda”, explicou.

Acorda Cidade

Nenhum comentário: