quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Luto oficial de um dia decretado em Feira pela morte de Helder Alencar

O prefeito Colbert Martins está decretando luto oficial de um dia em razão da morte do advogado, jornalista e professor Helder Loyola Guimarães de Alencar, ocorrida na madrugada de hoje, 9, em Feira de Santana. Ele foi chefe de gabinete no governo do prefeito João Durval Carneiro, no mandato de 1967 a 1971, além de outras funções pública e privada que enalteceram o município.

“Helder Alencar era uma das pessoas mais respeitadas de Feira de Santana, não apenas pelo caráter, mas também pelos serviços prestados à nossa terra. Muito lamentável a sua morte, a família merece toda a nossa solidariedade”, destacou o prefeito.

Já o secretário de Comunicação da Prefeitura, Edson Felloni Borges, lembra que ingressou no jornalismo graças a uma oportunidade que lhe foi dada por Helder Alencar.

“Jamais deixarei de lembrar que a grande chance de me tornar jornalista foi proporcionada por Helder, no extinto jornal Feira Hoje. Tive a honra de trabalhar com ele e também de me tornar um amigo nas horas de lazer. Uma grande figura”, afirmou o secretário.

Neto do professor Gastão Guimarães, que dá nome a um importante colégio de Feira, Helder Alencar foi editor do jornal Feira Hoje, procurador Jurídico da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e também exerceu uma função no Ministério da Educação, na gestão do feirense Eduardo Portella.

Como procurador da UEFS, foi homenageado com o lançamento do sexto volume da Coleção E-book’s Jurídicos, intitulado ‘Lineamentos Hermenêuticos de Julgados do STF’, com o tema ‘Estudos em Homenagem a Hélder Loyola Guimarães de Alencar’, produzido por professores de Direito da UEFS.

Helder Alencar também foi o autor do livro 31 anos de micareta, lançado em 1968 e relançado em agosto de 2011, pela Fundação Senhor dos Passos e Fundação Egberto Tavares Costa.

Nenhum comentário: