quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Viva Dia do Repórter. Viva Zadir Porto!

Quando a demanda chega não há dia nem hora, faça chuva ou sol. O profissional tem que estar pronto para apurar e fazer chegar ao cidadão a informação precisa. Nesta quarta-feira, 16, Dia do Repórter, a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) presta homenagem aos profissionais que são porta-vozes das dúvidas, expectativas, apelos e anseios da comunidade feirense. 

Nesta batalha diária para contar os fatos que serão história estão os novos e centenas de tarimbados profissionais de redações, estúdios, emissoras de rádio, sites e redes sociais. Gente que madruga qualquer dia da semana ou que não tem hora para dormir antenado no compromisso com a notícia, algumas vezes que não gostaríamos de ouvir ou ler, mas necessária que chegue em cada lar. Eles dão voz e vez à sociedade. 

Imprensa que tem em seu quadro nomes como Zadir Marques Porto, um dos mais experientes profissionais em plena atuação na cidade. O Dia do Repórter é ainda mais especial para ele por ter vencido a Covid-19 e já em sua residência desde ontem (15), após alta hospitalar.

São mais de 50 anos dedicados ao Jornalismo. Tudo começa pelos idos de 1965, na pioneira Rádio Sociedade, cobrindo a área esportiva, e no respeitado Jornal A Tarde como repórter, onde atuou por quase 30 anos. 

Em toda sua carreira esteve envolvido na produção de jornais de diversas cidades da região. E diga-se de passagem: sempre trabalhou em diversos veículos de comunicação simultaneamente, consagrando-se profissional multimídia. Na Rádio Cultura foi protagonista por quatro épocas distintas; além de sua presença na inauguração da Rádio Carioca. Foi o primeiro locutor da Rádio Subaé com atuação limites à fora em São Gonçalo dos Campos, na emissora [Rádio São Gonçalo] que carrega o nome do município. 

Além disso, passou pelos jornais Tribuna da Bahia, Estado da Bahia e ainda no Feira Hoje. No Jornal Folha do Norte começou na década de 70, parceria que continua até hoje. 

Hobby
A vida profissional de Zadir teve início como professor do Colégio Estadual Francisco Dantas. Por hobby compôs e gravou dezenas de músicas, sem contar ‘já contando’ os inúmeros cordéis escritos.

“Zadir Porto é um profissional referência da imprensa feirense com quem tive a honra de trabalhar no Jornal A Tarde por muitos anos. Fico muito feliz em vê-lo recuperado e podermos homenageá-lo bem como todos os meus colegas repórteres da imprensa feirense”, afirma Edson Borges, secretário municipal de Comunicação.

 *Secom/PMFS  

*Fotos de Zadir Marques Porto cedidas pela família

Nenhum comentário: