terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Você não me ama mais

Não sei bem onde está o erro da história, mas aquele negócio da serpente fazer a mulher cair no pecado porque comeu a maçã deu uma péssima reputação à serpente e a maçã e livrou a cara do casal, para quem não bastava o paraíso coberto com aquelas folhinhas de parreira de fazer inveja aos fios dentais de Stella Maris, no verão.

A verdade é que rola nos bastidores bíblicos e pergaminhos babilônicos- uma espécie de imprensa marron- a lenda que a primeira mulher de Adão foi Lilith, mas como ela não aceitou ser submissa ao macho ancestral foi obrigada a fugir, se tornando uma espécie de diaba, ou feminista militante. Adão ficou no sufoco, sem nem uma Playboy animal para ajudar, aí pediu ao Supremo para aliviar e ele mandou Eva que ao chegar, chegando, jogou fora todas as imagens em pedra lascada da outra e ordenou que ninguém mais citasse o nome da falecida.

Ilustração: René Magrite
Há desconfianças que Adão foi visto em um programa televisivo recente, chorando, e pedindo desculpas por ser homem, branco, machista, hetero, privilegiado, filho do pai, naquele paraíso.
Sempre que tinha um dê erre com Adão, Eva, problematizava duvidando do sentimento dele, questionando as horas que ele passava nas bananeiras, a falta de atenção do homem- o sofredor primordial- que já não tinha desejo por ela do mesmo jeito, embora o habitat deles não tivesse outras opções femininas, nem sequer um Tik-Tok de milhões de louras seminuas dançando com a bunda, todas iguais.
Ao que parece, no legado reptiliano, ficou a desconfiança da pequena Eva para suas descendentes, o que faz com que elas sejam capazes de questionamentos monumentais, debates de fazer a caverna de Platão ser um barzinho sem conteúdo, lágrimas de inundar um pantanal inteiro, e chantagens de fazer corar um santo de pedra-sabão, graças ao seu sistema imaginário e sua capacidade de enxergar Lilith, ou o ocaso, ao que julga ser desatenção.
É por isso que estou aqui lhe aconselhando para que você não seja pego desprevenido e não reconheça o sinal de alarme que ela emite sempre com a mesma frase- embora com umas 150 variações de tons e intenções.
Por isso, pegue em armas, fuja para as montanhas, prepare-se para a guerra, para ver o que é bom para tosse, pois o paraíso está ameaçado toda vez que ela se virar para você, do nada, e disser: você não me ama mais!
Depois não diga que não avisei.

Nenhum comentário: