quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Assinatura de termo celebra implantação do Programa Acolhe em Feira

Duas mulheres em situação de violência doméstica já foram amparadas pelo programa no município
Feira de Santana é um dos seis municípios no estado contemplado pelo Programa Acolhe, que ampara mulheres em situação de violência doméstica. Através desta iniciativa é ofertado acolhimento temporário em hotéis por um período de 15 dias. As mulheres ainda recebem acompanhamento social, psicológico e jurídico.

O ato de pactuação entre o município e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) foi realizado nesta quarta-feira, 23, em Salvador, quando foi assinado o Termo de Cooperação com o Instituto Avon e o Instituto para Desenvolvimento Sustentável (Indes).

A secretária extraordinária de Política para as Mulheres de Feira de Santana, Gerusa Sampaio, afirma que a adesão da Prefeitura ao Programa Acolhe fortalece as ações da administração municipal no enfrentamento à violência contra a mulher.

"Através do programa já acolhemos duas mulheres, uma delas encontra-se amparada em um hotel da nossa cidade recebendo assistência, e três acompanhantes acolhidos", destaca.

Segundo a titular da pasta, o município tem uma rede de proteção completa. "Temos uma secretaria exclusiva, a Casa Abrigo regionalizada e serviços de saúde e assistência social interligados, o que faz de Feira ser referência na proteção à mulher e sua família", afirmou Gerusa Sampaio. Ela estava acompanhada da coordenadora do Centro de Referência Municipal Maria Quitéria (CRMQ), Ivone Nobre, e Josailma Ferreira, chefe da Divisão da Promoção dos Direitos da Mulher.

MUNICÍPIOS HABILITADOS

No país, 143 municípios já estão habilitados a utilizar o Programa Acolhe, sendo que 76 já o utilizam, sendo amparadas um total de 94 mulheres, com 111 acompanhantes. Na Bahia, além de Feira, outras cidades contempladas são Salvador, Camaçari, Vitória da Conquista, Simões Filho e Lauro de Freitas.

A secretária da SPM, Julieta Palmeira, pontuou que iniciativas que ampliam a rede de atenção à mulher são necessárias e bem-vindas.

"As redes locais de acolhimento e de serviço às mulheres vítimas de violência precisam ser fortalecidas e qualificadas. Esse termo de cooperação representa um compromisso social do setor corporativo e os municípios".

Nenhum comentário: