segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Feira ultrapassa a marca de 18 mil crianças vacinadas contra a Covid

Feira de Santana vacinou 18.990 crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19, entre os dias 17 de janeiro e 12 de fevereiro. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 56 mil crianças contra a doença.

Para alcançar a meta, o secretário de Saúde Marcelo Britto informa que tem intensificado a divulgação e tranquiliza os pais em relação à segurança da vacina.

“O número de vacinados está dentro do esperado. Não tivemos nenhum caso de intercorrência ou efeito adverso à vacina, o que deixa claro que ela é segura. Disponibilizamos ambulâncias e médicos nos pontos de vacinação e em nenhum momento os serviços foram necessários”, destacou.

No entanto, o gestor da pasta afirma que as campanhas antivacina e informações falsas que circulam, principalmente nas redes sociais e grupos de mensagem, tem atrapalhado a adesão.

“Não podemos negar a ciência. É lamentável mobilizações contra a vacina, mesmo com os números comprovando a sua eficácia. A vacinação é obrigatória, mas não mandatária, do ponto de vista de ser realizada uma coerção direta”, ponderou.

Na última semana, o Ministério Público notificou o Governo Municipal para que fiscalize a obrigatoriedade da vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19, bem como as demais vacinas previstas no Plano Nacional de Imunização. A promotora Idelzuith Freitas de Oliveira Nunes, autora do procedimento, determina inclusive que o Conselho Tutelar atue como “porta de entrada de denúncias, notificações e representações de violações de direitos de crianças e adolescentes”.

A orientação do Governo Municipal é comunicar os casos de crianças não vacinadas ao Conselho Tutelar, que irá verificar e adotar as medidas necessárias, mas o secretário de Saúde apela para o bom senso dos pais ou responsáveis. 

“Não deixem de vacinar os seus filhos, não há argumento para essa ausência. Todos os países do mundo estão vacinando, juntos devemos combater essa doença grave”, enfatizou Marcelo Britto.

Nenhum comentário: