quarta-feira, 13 de abril de 2022

Chip implantado na coluna faz mulher paralisada voltar a andar

Um chip implantado cirurgicamente na coluna de uma mulher paralisada por uma doença degenerativa permitiu que ela andasse novamente.

O incrível sistema já permitiu que três homens paralisados ​​recuperassem o movimento em suas pernas e mostra uma grande promessa para pacientes com doenças neurodegenerativas para as quais atualmente não há cura.

O dispositivo funcionou e a mulher conseguiu ficar de pé após 18 meses deitada. Agora, ela está em fisioterapia para recuperar a capacidade de andar. Os resultados foram publicados no New England Journal of Medicine.

Doença Neurodegenerativa

A paciente que recebeu o implante tem uma condição chamada de atrofia de múltiplos sistemas-tipo parkinsoniano (MSA-P), uma condição rara que se apresenta com sintomas semelhantes aos de Parkinson, mas que também causa danos generalizados aos nervos ao redor do corpo.

Como resultado, os pacientes geralmente têm problemas para regular a pressão arterial, a frequência cardíaca e a sudorese.

Neste caso, um sintoma significativo de MSA-P foi a perda de neurônios simpáticos no corpo da paciente, fazendo com que a pressão arterial caísse drasticamente ao se levantar (chamada hipotensão ortostática).

Muitos de nós sentiremos uma forma muito leve de hipotensão ortostática depois de nos levantarmos muito rapidamente e de repente ficarmos tontos e tontos.

No entanto, neste caso, o sistema nervoso da mulher estava muito danificado para regular a pressão arterial e ela desmaiava imediatamente após ficar em pé, impedindo qualquer forma de movimento ereto.

O implante

Os pesquisadores – uma colaboração de diferentes hospitais na Suíça – implantaram um dispositivo eletrônico composto por eletrodos e um gerador de impulso elétrico diretamente na medula espinhal.

Anteriormente usado como uma forma de tratar a dor crônica, o chip foi projetado para detectar mudanças na postura da mulher e reagir de acordo, instruindo as artérias a se contraírem e ajudando seu corpo a manter a pressão arterial.

“Já vimos como esse tipo de terapia pode ser aplicado a pacientes com lesão medular. Mas agora podemos explorar aplicações no tratamento de deficiências decorrentes da neurodegeneração. Esta é a primeira vez que conseguimos melhorar o sangue -regulação da pressão em pessoas que sofrem de MSA”, disse Grégoire Courtine, professor de neurociência da EPFL e co-autor do artigo, em comunicado .

“Esta tecnologia foi inicialmente destinada ao alívio da dor, não para este tipo de aplicação. Daqui para frente, nós e nossa empresa Onward Medical planejamos desenvolver um sistema direcionado especificamente para hipotensão ortostática que pode ajudar pessoas ao redor do mundo que lutam com este distúrbio.”

SNB - Com informações do Iflscience

Nenhum comentário: