terça-feira, 23 de agosto de 2011

O pior



“José Ronaldo foi o pior prefeito na história da Educação em Feira”. A declaração é do vereador Marialvo Barreto. Eu até posso imaginar os motivos que o levaram a fazer tal declaração, mas não concordo. Ronaldo não foi pior nem melhor que nenhum dos seus antecessores, e Tarcízio vai pelo mesmo caminho.

Os chefes do Executivo têm uma visão muito estreita sobre Educação. Eles reformam e constroem prédios escolares, equipam-nos, contratam professores, mas não investem no essencial que é o ser humano. Aliás, antes de construir novas escolas é necessário se fazer funcionar eficientemente as que já existem. Vou mais além. Já passou da hora de se fazer uma reforma completa na Educação brasileira como um todo.

Em alguns lugares, como Ronaldo fez em Feira, nasceram algumas sementes daquilo que se pode vislumbrar como a escola ideal, que é aquela que funciona em tempo integral. A criança entra às 07 ou 08 horas e de lá só sai às 17 horas. Mas não é uma prisão. Além do aprendizado curricular (aliás, há muito o que se consertar na grade curricular), o aluno tem refeições regulares, educação física com prática de esportes variados, aulas de reforço nas matérias em que não vai bem, além de participar de oficinas de cultura e arte.

Atualmente uma escola tem que ter computadores nas salas, um para cada aluno, com internet. Não pode haver salas com mais de 30 alunos, é contraproducente, pois o professor não pode dar assistência satisfatória a mais do que 30 alunos de cada vez. Não pode haver aulas vagas, pois alunos circulando e conversando nos corredores atrapalham as demais aulas. Além de alguns fiscais deve ter também segurança nas portarias e demais dependências da escola, para inibir a ação de traficantes.

Eu estou dizendo que tem que ter, aqui no Brasil, porque nos países mais avançados esse modelo de ensino já existe há mais de cem anos, e em constante evolução e modernização. Algumas escolas particulares no Brasil já funcionam assim. O problema mesmo está é no ensino público, onde até o dinheiro enviado pelos governos é desviado para as mãos de políticos corruptos e ladrões.

E não há, no Brasil, interesse nenhum dos políticos em que o povo tenha uma boa educação. Porque um povo educado, pensa, se informa, forma opinião própria e não troca o seu voto por qualquer benefício. Um povo educado sabe que o político é seu empregado e que lhe deve satisfações sobre sua conduta no cargo que ocupa.

Não! Não tivemos e nem temos prefeitos, governadores ou presidentes melhores ou piores neste campo. O nosso modelo educacional é ultrapassado e pífio. Não por acaso, computadores comprados para equipar escolas municipais, foram encontrados enferrujando jogados em banheiros que não funcionam (foto ao lado).
Esse é o retrato da nossa Educação.

Nenhum comentário: