sexta-feira, 26 de agosto de 2011

37ª edição do Festival de Violeiros neste sábado

Valorizar e manter viva a cultura de raiz. Esses são os objetivos do Festival de Violeiros do Nordeste, que acontece há 37 anos em Feira de Santana. Este ano, as apresentações vão ocorrer neste sábado (27), no Mercado de Arte Popular, às 20 horas. A entrada é gratuita.

O evento é promovido pela Associação dos Violeiros e Trovadores da Bahia (AVTB) em parceria com a Prefeitura Municipal e apoio cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).

De acordo com o presidente da associação dos violeiros e organizador do evento, João Ramos, estão confirmadas as participações de seis duplas de diversos estados.

“O repentista é a maior expressão da cultura nordestina. Durante o festival, o público irá conferir a apresentação de cantadores de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Piauí e da Bahia. Destas duplas apenas duas já marcaram presença em nosso festival”, informa João Ramos, que irá se apresentar juntamente com Caboquinho na abertura do evento.

Os competidores contarão com quatro participações de cinco minutos cada, com temas escolhidos através de sorteio, sendo a última etapa de tema livre e sem pontuação. Três julgadores convidados serão os responsáveis pelas notas.

João Ramos destaca que os violeiros são convidados e não há uma inscrição aberta por se tratar de um festival profissional, “para preservar o nível técnico, a capacidade dos competidores”. A premiação é feita com a entrega de troféus e cachês.

Nenhum comentário: