quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Inaugurado o Centro Cirúrgico Cardiovascular do HDPA

Contando com presença do secretário estadual de Saúde, Dr. Jorge Solla, foi inaugurado nesta quinta-feira (04) pela manhã o Centro Cirúrgico Cardiovascular do setor de Cardiologia do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA). O secretário também assinou um convenio provisório com duração de seis meses, para que, através do governo do Estado, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) possam ser atendidos naquela unidade enquanto a mesma não recebe o credenciamento do Ministério da Saúde. Acompanharam o secretário Jorge Solla o secretário estadual de administração, Manoel Vitório, o deputado estadual Zé Neto.

Solla ainda deu outras boas notícias. A primeira de que até dezembro deste ano o serviço de radioterapia da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do HDPA (Unacom) já estará implantado. E a segunda é de que em breve o HDPA estará habilitado a realizar transplantes de rins, também com credenciamento pelo SUS. Por último, a melhor de todas. Segundo ele, recebeu informações de que o credenciamento da Cardiologia ao SUS já foi aprovado e sairá logo.
“Esta instituição tem passado por momentos de grande dificuldade, mas graças a alguns abnegados e a um esforço coletivo, ela consegue crescer e hoje faz parte da interiorização dos serviços de alta complexidade em saúde no estado da Bahia. Vale ressaltar que não havia nenhum pólo de alta complexidade em cardiologia no interior da Bahia e hoje temos cinco”, disse ele.

“Era nosso interesse inaugurar no próximo dia 18 de setembro, dia do aniversário de Feira de Santana, o serviço de radioterapia da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom) do HDPA. Mas, infelizmente faltam alguns detalhes na obra e isso só poderá acontecer até o mês de dezembro. Mas o aparelho já está aí e logo a população de Feira de Santana e Região terão este serviço”, afirmou.

“Tivemos uma reunião com o Dr. Outran Borges (Santa Casa/HDPA), Dr. Edson Paschoalin (Clínica Senhor do Bomfim) e o secretário municipal de Saúde, Dr. Getúlio Barbosa, quando discutimos detalhes para que em breve o HDPA possa estar habilitado e credenciado para fazer transplantes de rins. E a melhor notícia que trago é que esse convênio que assinamos hoje, para que o Instituto de Cardiologia FAN (Incardio) possa atender pacientes do SUS, inicialmente previsto para seis meses, talvez não seja mais necessário, pois tive informações do Ministério da Saúde de que o credenciamento do Incardio ao SUS já foi aprovado e deverá estar sendo publicado o decreto dentro de mais algumas semanas”, concluiu o secretário.

O melhor para Feira
O secretário municipal de Saúde, Dr. Getúlio Barbosa, representando o prefeito Tarcízio Pimenta, disse que “o Dr. Jorge Solla tem tido uma atitude republicana em relação ao secretário de saúde do município. Quando conversamos não falamos de política, mas sim sobre o que é melhor para Feira de Santana. E o melhor de tudo isso é que queremos que as coisas funcionem corretamente, e não como querem alguns aventureiros que querem tirar proveito dos governos do Estado ou do Município. Hoje a cardiologia do HDPA está muito bem entregue nas mãos de Jodilton Souza, um feirense honrado, que como educador tem um compromisso social com Feira de Santana, como tem demonstrado isso em vários segmentos”.
O deputado estadual Zé Neto revelou que “pouca gente sabe, mas o Planserv, aqui representado na pessoa do secretário Manoel Vitório, quem sustentou o HDPA muito tempo. E graças ao apoio do Dr. Jorge Solla, conseguimos manter este Hospital de pé e funcionado. Mas sem a Prefeitura também não se faria nada. Eu estou apostando demais em Getúlio Barbosa, porque com ele eu consigo falar de Saúde, deixando de lado interesses menores, como picuinhas políticas ou questões financeiras de particulares. Quero dizer que o que tem sustentado o HDPA é o bom senso, o diálogo, o amor à causa pública e o amor à vida”, afirmou.

Ao agradecer a presença do todos e ao apoio de Dr. Solla, do deputado Zé Neto e do secretário Getúlio Barbosa, o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Dr. Outran Borges, disse que “esse é um marco histórico em Feira de Santana., pois caminhamos para um credenciamento da nossa Cardiologia ao SUS que sempre foi a nossa meta. E ainda tivemos mais boas notícias em relação à Radioterapia da Unacom e ao transplante de rins”.

Outran fez uma homenagem ao Dr. Silvio Matos, um dos baluartes da Santa Casa e do HDPA, que empresta o nome ao Centro Cirúrgico Cardiovascular. “Dr. Sailvio Matos, assim como eu, é uma das crias deste Hospital. E uma vez ele me disse algo que me emocionou, ao afirmar que vai morrer dentro do HDPA. A Santa Casa não nos pertence, nós pertencemos a ela”, afirmou.

Nenhum comentário: