terça-feira, 3 de setembro de 2013

Alex Ferraz

SINTOMÁTICO
A maioria dos mortos em recente desabamento de prédio em construção na Zona Leste de São Paulo era do Maranhão. Não é novidade: quem circula pela capital paulista constata com facilidade a enorme quantidade de mão de obra com que o Norte e Nordeste continuam suprindo o estado mais rico do País.
Frase: Mal acaba uma eleição, começa uma nova campanha. Não há tempo para governar.

Eternamente em tirmo de campanha eleitoral
Mal a população recuperou o fôlego após a campanha e a votação para prefeitos e vereadores, e eis que o debate eleitoral retoma seu lugar entre as principais, se não a principal, notícias em todas as mídias.
Mais do que isso, a campanha antecipada para 2014 faz governo federal e governos estaduais mexerem em suas estruturas, tudo para contemplar este ou aquele parceiro político e garantir apoios, mas não necessariamente objetivando também melhorias para a sociedade. Fala-se em cortes de despesas enquanto são gastos, por exemplo, dezenas de milhões de reais em projetos e estudos de obras que claramente não sairão do papel nos próximos anos. Pelo menos é assim  que vejo, calejado que estou com a repetição dessa situação a cada eleição.
Nesse redemoinho, com partidos sendo criados, políticos mudando de partido como se muda de roupa, pressão intensa sobre o Planalto para que mais e mais verbas sejam derramadas sobre os parlamentares e suas emendas, a população segue entre atônita e desinformada, e mais uma vez graves problemas estruturais do País continuam sem solução, como, por exemplo,  o obsoleto Código Penal, a indispensável reforma tributária e a polêmica reforma política.
Não estou aqui, nem de longe, a lamentar a democracia, mas acho que seria no mínimo conveniente estabelecerem-se eleições únicas, a fim de que gestores e eleitores possam ter tempo de cuidar do dia a dia do País.
Petrobras
assusta

Com um terço do seu valor corroído nos últimos três anos e enfrentando sérios problemas de fluxo de caixa, inclusive com direito a atraso no pagamento de fornecedores, a Petrobras vem assustando o mercado financeiro, cujos analistas apostam em um rombo de alguns bilhões de dólares na estatal. Especialistas consideram que essa situação é infinitamente mais danosa do que a eventual privatização da empresa. Não custa lembrar o evento mais crítico: a Petrobras pagou um preço oito vezes maior pela refinaria Pasadena, nos EUA, e apenas para aleinar 50% da empresa.
Isso é que é
peso pena!

No supermercado, vejo embalagem de caderinha para condyuzir crianças no carro com o seguinte aviso:
"Para crianças de zero a 13 quilos". Zero? Até mesmo embrião já pesa alguma coisa...
A respeito da
maioridade (I)

Assisti neste fim de semana o filme "A Órfã", um terror exibido em canal fechado. A certa altura, a filha adotiva literalmente endiabrada do casal faz chantagem com a irmã postiça, que a viu matar uma agente social que iria socorrer a família: "Não fale nada, porque podem mandar você também para a cadeia por me ajudar" A menina chantageada tem 10 anos...
A respeito da
maioridade (II)

O filme é norte-americano e a trama, naturalmente, desenvolve-se num estado em que a maioriadade penal começa aos 10 anos.
Enquanto isso, no Brasil, marmanjos assassinos e estupradores de 16 ou 17 anos continuam sendo paparicados por uma lei obsoleta, gerando ainda mais impunidade e crimes. Ufa!
Um trânsito
infernal

Insisto (em vão): a tremenda confusão no trânsito na conjunção da via que leva ao viaduto do Aquidabã, a partir de Nazaré, com o acesso oriundo do Vale de Nazaré, logo no início da subida rumo ao Barbalho, poderia ser resolvida com a permanência de um agente de trânsito no local entre as 17 e 19 horas. Mas...
AFRICANOS - Salvador abre amanhã as comemorações dos 50 anos da constituição da União Africana, com o Seminário Internacional Somos Africanos? Novas Estratégias para a Ascendência Africana no Brasil e na América Latina, às 18h, prosseguindo até o dia 6, na Biblioteca Pública do Estado.
LEITURA - A Fundação Cidade Mãe (FCM) e a Secretaria Municipal da Educação receberão 17 salas de leitura através de uma parceria entre o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento e a Ferreira Costa.
PROFESSORES - O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia segue até o próximo dia 12 increvendo para o processo seletivo simplificado para contratação de professor temporário. Mais informações: www.ifba.edu.br.
ESTAGIÁRIOS - O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia inscreve para contratação de estagiários de nível superior para trabalhar na capital até amanhã, pelo site www.tre-ba.jus.br.

Nenhum comentário: