terça-feira, 3 de setembro de 2013

SONHO IMPOSSÍVEL ?



No dia 7 de setembro, o Brasil celebra o Dia da Independência. O Brasil canta um canto que um dia proclamou uma verdade e hoje apenas acalenta um sonho: o de ver a pátria livre das dependências externas e internas. O sonho de ver raiar a liberdade no seu  horizonte.

O BRASIL canta este canto e celebra o Dia da Independência num momento de crise, em que os homens de bem do mundo da política se angustiam por serem equiparados aos desonestos que provocaram a crise; e os homens de bem fora do mundo da política parecem não encontrar outra definição para a política que não seja aquela que a identifica com bandalheira, com sujeira.

DE REPENTE, parece que o Brasil começa a trilhar caminhos novos. De repente, parece que velhos conceitos cristalizados na cabeça do povo começam a ser revistos. De repente, refrões que afirmam que política é sinônimo de desonestidade e que cadeia é só para os pobres começam a soar falsos. Serão apenas aparências? Serão apenas vãs esperanças?

FICA o sonho de que a cultura do “rouba mas faz”, a cultura do coronelismo que domina os pobres em troca de favores, a cultura do “vale tudo” para  permanecer no poder, seja substituída pelo respeito profundo ao povo, pelo respeito ao que é público, pelo culto à honestidade, à transparência na condução da coisa pública. Fica o sonho de que a Família, as Igrejas, a Escola, assumam o papel de educadores, de transmissoras dos valores morais e éticos que sempre tiveram.

É BOM SABER  que da perplexidade, da decepção e da indignação se está passando para a reflexão e da reflexão para a ação. Todos queremos punição para os desonestos. Todos queremos que a punição inclua também a devolução ao povo daquilo que foi tirado do povo. Todos queremos também que o Brasil de uma vez por todas entre nos trilhos. Há muito que fazer para que o nosso povo seja feliz.

HAVERÁ um dia em que o 7 de setembro será só para festas. Este é mais um sonho. Sonho que se concretizará quando não se ouvir mais, por não ser mais necessário, nenhum grito de excluído clamando por trabalho, terra, comida, saúde, segurança, fim da violência, respeito à dignidade da pessoa. Deus abençoe o nosso Brasil. A Mãe Aparecida interceda por nosso povo para que aconteça a paz social que ele tanto espera.

+ Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano


Nenhum comentário: