segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O Sentido da vida



Outro dia vi na televisão um biólogo mostrando como um besouro, o famoso "Enrola Bosta" entende o sentido da vida. Enquanto dois besouros machos se engalfinhavam a fêmea aguardava pacientemente ao lado o vencedor para copular.
Para esse besouro, e para qualquer ser vivo que não tenha espírito, o sentido da vida está em três coisas; na sobrevivência, na perpetuação da espécie e no aprimoramento genético. Isso é evolução. Evoluir é simplesmente praticar atitudes comuns à espécie e com esse objetivo. Já involução é uma situação que não depende da espécie e sim da natureza, ou seja, do meio ambiente.
Se essa observação sobre o ”Enrola Bosta” fosse feita num ser humano, alguns iam se contentar com a teoria do "Enrola Bosta" apenas acrescentariam no item "sobrevivência" os estudos, a profissão, o lazer, etc. Tem gente que acha uma glória ser considerado um animal racional e isso basta. Como o ser humano é constituído por Espírito, Perispírito, Corpos Energéticos, etc, sua evolução não poderia ser regulada por uma matéria orgânica a base de Carbono, Oxigênio, Hidrogênio, Nitrogênio, Enxofre e Fósforo. Haveria muito mais que três itens a serem considerados.
Muitas pessoas imaginam que o sentido da vida está nos estudos, na profissão, em se divertir e ganhar dinheiro. Isso é bom, mas não faz parte do sentido da vida tanto é que muita gente que detém, com sobras, esses recursos não vale "o que o gato enterra".
Literaturas antigas comentam que a língua dos humanos não consegue adjetivos para descrever nem qualificar muitos fatos e acontecimentos esotéricos. Na realidade, nossa língua pode até descrever tudo que está implícito até numa linguagem "Sânscrita" porém, nosso padrão cultural, está programado para compreendermos apenas o tradicional e nunca um evento não local.
Aprendemos que somos o único ser inteligente a habitar o nosso planeta e que tudo que existe no universo está inserido no plano físico. Até a nossa ciência quando chega a conjecturar a possibilidade de vidas em outros planetas suas observações são focadas em um corpo físico. O bóson de Higgs é a ciência tentando se convencer de que tudo no universo é material. Assim, vai ser difícil descobrir o sentido da vida.
Se alguém escrevesse um manual explicando o sentido da vida também não faria efeito algum. Nosso padrão cultural foi configurado para entendermos apenas o óbvio.
É fácil alguém descobrir qual o sentido da vida? Claro! Se o "Enrola Bosta" descobriu porque nós não descobriremos? O entrave está apenas no estilo cultural adotado por nossa sociedade e não adianta ninguém buscar respostas nas religiões porque o máximo que vai ouvir são explicações tendenciosas dentro de cada seguimento.
O espiritismo está há décadas tentando modificar nosso padrão cultural para que, um dia, possamos entender o sentido da vida sem discriminar ciência ou religião e nem dissociar valores do criador atribuindo méritos a um concorrente maligno.
Só assim poderemos encarar o “Enrola Bosta” e dizer: quem ri por último ri melhor!

Conrado Dantas

Nenhum comentário: