sábado, 7 de setembro de 2013

Alex Ferraz

INÚTEIS
Vejo notícia sobre o lançamento, em breve, no Brasil, de novos carros esportivos, de diversas marcas. A maioria da Europa. O mais "lerdo" deles faz 240 km/h e há os que chegam a quase 300. Juntem-se a isso Ferraris, Lamborghinis e correlatos já existentes aqui e eu pergunto: para rodar em que rodovia? Para correr em que cidade? Hehe...

Frase: Os juizados de pequenas causas agora exigem até vigília na madrugada para se conseguir as famigeradas senhas.

Pequenas causas, grandes atrasos
Vejo na TV denúncia sobre a tortura a que são submetidas as pessoas que precisam apelar para o Juizado de Pequenas Causas localizado na Pituba. Chegam durante a madrugada e disputam as famigeradas senhas, cuja quantidade nunca é suficiente para atender a todos. De outra parte, sei de prazos bastante longos para algumas audiências.
Criados através de lei promulgada no dia 7 de novembro de 1984, os Juizados de Pequenas Causas tinham como objetivo agilizar os processos de menor monta, sem a necessidade de advogados. Hoje, porém, essas pequenas cortes parecem contaminadas pela morosidade proverbial da Justiça brasileira.
E sempre que me refiro a esse tema, surge uma ponta de desconfiança de que a lentidão quelônica da nossa Justiça, se não é proposital, certamente beneficia a muitos, mas, claro, sempre ao réu. No caso de queixas do consumidor, então, empresas festejam a demora absurda na condução de processos, e agora falo dos tribunais convencionais também, pois, em meio a tanta demora, o querelante pode desistir ou simplesmente morrer.
No entanto, quando se trata de liminar para beneficiar, geralmente, os poderosos, aí a agilidade é espantosa. Vide recentíssimo caso dos planos de saúde suspensos pela Agência Nacional de Saúde, punição (sic) que durou apenas alguns dias, e foi categoricamente derrubada por uma liminar, expedida por algum magistrado que deve ter achado que os planos corrigiram erros históricos em uma semana. Pois sim!

As famigeradas
senhas

Esse negócio de senha para atendimento médico em poso de saúde, senha em cartórios e até nos tribunais, é mesmo uma coisa de quinto mundo, uma tortura.
Talvez sejamos um dos poucos países ditos civilizados do planeta onde multidões passam a madrugada em calçadas esperando a chance de serem sorteadas para serviços essenciais. Uma desgraça!
Mais um
escândalo (I)
Saiu na coluna do Cláudio Humberto: "Médicos cubanos pagam até 1 mil dólares de propina a funcionários da ditadura para trabalhar em países como Brasil e África do Sul, na esperança de fazer um pé de meia e ajudar a família em Cuba. A revelação é do médico cubano Darsi Ferrer, em entrevista à coluna. Ele atualmente vive nos Estados Unidos, na condição de asilado político. É considerado ex-prisioneiro de consciência pela Anistia Internacional." Vixe!

Mais um
escândalo (II)

Tive mais um daqueles sonhos malucos. Nele, alguém me contava que o governo teatralizou a vinda de alguns médicos estrangeiros NÃO cubanos (meia dúzia de gatos pingados, que nem sei se chegaram aqui) a fim de justificar, isto sim, o grande negócio com Cuba para a vinda dos quatro mil (fala-se até em 10 mil) médicos arrendados pela ditadura castrista.
Um grande negócio, este, sim senhor!

Mais um
escândalo (III)

Ainda assim, diante das inúmeras denúncias de falcatruas cometidas por muitos médicos brasileiros para ganhar sem trabalhar no serviço público acho que a vinda dos cubanos, negociatas à parte, pode dar uma sacudida na galera que, em vez de Hipócrates, fez juramento de hipócrita.

Casa de
ferreiro...

Em meio a tantos apagões, ainda assim surpreende saber que há um local, em Brasília, onde falta luz quase diairamente: a sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Esse Brasil!
FESTIVAL - De hoje até o dia 8 Santo Amaro da Purificação recebe o Eco Festival Santo Amaro, um evento multicultural que vai reunir grandes atrações no distrito de Oliveira dos Campinhos.
LAPA - As lojas, estandes e quiosques do Shopping Center Lapa não funcionarão amanhã, feriado de Sete de Setembro, quando é comemorada a Independência do Brasil. Apenas a praça de alimentação e os cinemas estarão abertos.
INFANTIL - As crianças terão um fim de semana agitado no Cine Gloob. Amanhã, vai ao ar o filme inédito “Meu Irmão É Um Cachorro” com as aventuras de Marietta, que ganha uma pedra e sem querer, transforma seu irmão em um cão. E no domingo, “Mee Shee – O Gigante das Águas”.
ENERGIA - Começa no dia 11 próximo, no Rio de Janeiro, a 14ª. edição do Energy Summit, considerado o principal encontro da cadeia de Energia Elétrica do Brasil. O apagão deve ser assunto da pauta.

Nenhum comentário: