quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Dr. Silvio Matos, um dos baluartes da “Medicina Humanitária”


Dr. Silvio Matos (D), ao lado do colega Dr. Outran Borges, descerra a placa inaugural do Centro Cirúrgico que leva seu nome

Silvio Antônio Santos Matos nasceu em Feira de Santana no dia 17 de Janeiro de 1951. Filho de Antônio Egídio matos e Esmeralda Santos Matos, cursou o científico no colégio Estadual de Feira de Santana e formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia.  Ele faleceu no dia 19 de julho passado, aos 61 anos. Médico cirurgião geral e professor do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), bem conceituado e bastante querido por colegas e pacientes, Dr. Sílvio Matos montou uma equipe de cirurgiões que atuava no Hospital Emec e em outras unidades de saúde de Feira de Santana. Ele faleceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto Nobre de Cardiologia (Incardio), no Hospital dom Pedro de Alcântara (HDPA), cujo centro cirúrgico leva o seu nome.
Sobre ele, assim se referiu o seu amigo, colega, e atual provedor da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, Dr. Outran Borges: “Conheci Dr. Silvio Matos no ano de 1966, quando fomos colegas no curso científico do Colégio Estadual de Feira de Santana. Tranquilo, diria quase ao extremo, de temperamento pacífico, calado, sentava-se quase sempre nas cadeiras da frente, acho que pela dificuldade visual, corrigida pelo uso de óculos de lentes espessas. Continuamos esse relacionamento de amizade já na Residência do Universitário Feirense (RUF) e logo em seguida na Faculdade de medicina da UFBa, onde nos formamos”.
“Falar sobre Silvinho Matos – continua -  o amigo e colega, ou sobre Dr. Silvio Matos, o competente e dedicado profissional, também excelente professor do curso de Medicina da UEFS, é uma tarefa difícil, pelo respeito e amizade, mas que nos distingue, por tudo que o mesmo representou e representa para a medicina de Feira de Santana. Já com alguns problemas cardíacos, cuidou muito dos outros e esqueceu a si próprio. Quando quisemos homenageá-lo, dando o seu nome ao centro cirúrgico de cardiologia do Hospital D. Pedro de Alcântara tivemos o cuidado de chama-lo para uma conversa prévia na sala da Provedoria, com receio de sua reação, por sabê-lo muito emotivo. E suas palavras, naquele instante nos marcaram profundamente, quando o mesmo afirmou: “... eu gosto tanto do Hospital D. Pedro, que vou morrer aqui, e trabalhando...”, expressando assim o seu amor e dedicação à Santa Casa e ao HDPA, e também à profissão que exerceu com também muito amor, dedicação e humanismo extremado. Dr. Silvio Matos não morreu, pois com certeza já deve estar trabalhando, fazendo o bem em alguma outra dimensão do universo; na verdade quem morreu um pouco fomos todos nós: seus familiares, sobretudo, seus amigos, seus colegas, seus alunos, e à própria medicina de Feira de Santana”.

Vida acadêmica e profissional
No período de 1972 a 1975 estagiou no Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) como aspirante a interno e interno, no Pronto Socorro, no Posto de Reidratação, no Banco de Sangue e na Maternidade. Estagiou ainda nos Hospitais Couto Maia, Getúlio Vargas (onde fez curso de Clínica Médica e foi interno concursado na UTI) e na Penitenciária Lemos de Brito, em Salvador. Estagiou ainda no departamento de Gastroenterologia, junto ao serviço de cirurgia das vias biliares e pâncreas, no Hospital das Clínicas, em São Paulo.
Na capital do Estado atuou como interno na Clínica Médica do Hospital Getúlio Vargas (HGV), e na Clínica Médica e no setor de pequenas cirurgias do hospital Edgar Santos. Sua Residência Médica foi no Hospital Edgar Santos, onde por dois anos fez o curso de Especialização em Cirurgia Geral.
Ainda estudante, participou do Programa de Introdução ao Desenvolvimento Comunitário do Projeto Rondon. Já formado e atuando como médico, sempre se manteve atualizado com a evolução da Medicina e das técnicas dos procedimentos médicos, tendo tomado diversos cursos e participado de Congressos e diversos outros eventos da área. Fez cursos de Insuficiência Respiratória Aguda, Radiologia, Equilíbrio Ácido Básico, Cirurgia Videoendoscópica, Suturas Mecânicas, Videoendoscopia Digestiva Terapêutica, Nutrição Parenteral e Enteral, Suporte Avançado de Vida em Cardiologia, Cuidados Respiratórios no Paciente em Ventilação Mecânica, entre outros.
Dr. Silvio Matos teve vida comunitária ativa, ocupando diversos cargos no serviço público ou privado. Foi chefe do Departamento de Cirurgia do HDPA, Coordenador da Residência Médica e do Suporte Nutricional de Cirurgia Geral, e também diretor médico do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCR), Diretor Técnico do HDPA e do HGCA.
Entre as suas atividades didáticas incluem-se as de professor substituto de Anatomia no curso de Odontologia e Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), professor de Habilidades Clínicas e Atitudes do Colegiado de Medicina da UEFS, preceptor de Internos de Cirurgia do HDPA, cotutor do Módulo de Funções Biológicas do curso de Medicina da UEFS e professor membro da Comissão de Avaliação do curso de Medicina da UEFS.
Dr. Silvio Matos também foi membro da Sociedade Brasileira de Suporte Nutricional Parenteral e Enteral, do Colégio Brasileiro de Cirurgia do Aparelho Digestivo, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Videolaparoscópica, e membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Nenhum comentário: