quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Dia Mundial do Coração marcado por ações de saúde no HDPA



Para marcar o Dia Mundial do Coração, comemorado no último domingo de setembro, na quarta-feira passada (25) foi realizado um dia de ação pelo Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), em parceria com o Instituto Nobre de Cardiologia (INCARDIO). Foram desenvolvidas diversas ações educativas com palestras de nutricionistas, educador físico, enfermeiros e médicos cardiologistas clínicos tiraram duvidas das pessoas.
Na oportunidade foram atendidas cerca de 350 pessoas da comunidade (a demanda foi espontânea), com teste de glicemia, aferição de pressão, medição de valores antropométrico (método de investigação em nutrição baseado na medição das variações físicas e na composição corporal global), com tração do perfil nutricional.
Vale ressaltar que o HDPA é a única unidade de saúde do município credenciada para atendimento cardiovascular de alta complexidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e planos privados, que realiza cirurgia cardíaca (revascularização do miocárdio), cateterismo, angioplastia e implante de marca passo. 
As doenças cardiovasculares são uma das maiores causas de morte no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 17,1 milhões de pessoas são acometidas por este mal. Só no Brasil morrem, anualmente, mais de 300 mil pessoas, de acordo com pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Há dez anos, a World Heart Federation instituiu o último domingo de setembro como o Dia Mundial do Coração, com o objetivo de encorajar governos, profissionais de saúde, empregadores e população em geral a reduzir as taxas de mortalidade, por meio da prevenção e do controle dos fatores de risco. Neste ano, a data foi comemorada no dia 25 de setembro em 130 países, incluindo o Brasil.
A melhor maneira de prevenir ou adiar ao máximo problemas cardiovasculares, conforme profissionais de saúde, é levar uma vida saudável que inclui boa alimentação, prática de exercícios físicos, visitas regulares ao cardiologista, entre outras coisas.  

Nenhum comentário: