sexta-feira, 16 de maio de 2014

Denúncias Vazias



                É comum entre os políticos a pratica das denúncias vazias. São aquelas feitas sem provas e que acabam resultando em nada. Fica apenas a impressão para o eleitorado de que aquele político que fez a denúncia é combativo e comprometido com as causas populares. É um grande engano. Na verdade, o político que age assim, está apenas “jogando para a torcida”. Ou seja: fazendo denúncias sem fundamentos para ganhar espaço na mídia e conquistar a simpatia do eleitorado.

         Aqui em Feira de Santana foram muitos os que agiram (e ainda agem) dessa maneira. O mais notório da nossa história recente foi Messias Gonzaga, que durante cerca de 20 anos se elegeu e reelegeu vereador, utilizando-se dessa pratica. A princípio eu mesmo acreditei nas suas boas intenções, e de boa fé o aconselhei a só fazer denúncias quando tivesse reunido as provas que poderiam levar o denunciado a perda de mandato ou quiçá a cadeia. 

         Eu só acordei para a verdade quando ele denunciou que uma determinada empresa estava jogando chorume num riacho da cidade. E quando lhe pediram provas ele apenas citou o nome de algumas testemunhas nunca encontradas nem identificadas e falou que viu rastros de caminhão à beira do riacho. Ora. Qualquer veículo poderia ter encostado à beira do riacho para simplesmente carregar agua ou mesmo ser lavado. Não havia prova consistente.


         Cansado de ouvi pessoas enaltecendo estes “embromadores” eu comecei a chamar à atenção dos meus amigos para a farsa destes indivíduos. Há poucos dias ouvi de uma pessoa do povo que o apresentador de TV Datena, era uma ótima pessoa e que o povo de São Paulo estaria “perdido” se não fosse ele. Questionei: O que é mesmo que ele faz? E a respostas: “Ele fala, ele denuncia, não tem medo”. Novamente argui: Ele resolve alguma coisa? E como sempre a resposta é negativa.

         Argumentei: Falar, qualquer um fala. Mas, não prova. E ante o descaramento dos políticos e a fragilidade da justiça, mesmo com provas dificilmente, ou quase nunca, irão pagar pelos seus malfeitos. Eu mesmo já falei muito aqui nesse espaço. Dei a minha opinião e alertei sobre práticas fraudulentas, desonestidade e mal caráter de algumas pessoas. Investiga-las, recolher provas e levá-las diante do Tribunal é papel da polícia, não meu, que sou apenas um jornalista.

         Recentemente o vereador Pablo denunciou que a Secretaria de Saúde estaria descontando do salário de funcionários valores referentes a medicamentos supostamente desviados. Segundo ele, uma senhora, funcionaria da secretaria, teria lhe dito que teve descontado do seu salário valores relativos a tais desvios. Sabiamente a secretária Denise Mascarenhas solicitou que ele lhe apresentasse um único contracheque de funcionários da secretaria que tivesse sofrido tal desconto. Até agora isso não aconteceu.

Tem mais um embromador na praça.

Nenhum comentário: