quarta-feira, 28 de maio de 2014

Alex Ferraz

MANIPULAÇÃO
Servidores do IBGE em dez estados estão em greve. A crise começou em abril, quando a presidência do órgão tentou suspender nova metodologia de pesquisa. Os grevistas denunciam que a taxa de desemprego é maior que o divulgado. Alguém aí duvida? Assim como a taxa inflacionária. Depois de outubro, a bomba explode. Hum...

Frase "O sábio envergonha-se dos seus defeitos, mas não se envergonha de os corrigir." (Confúcio) 

Efeito Copa: ministro da Justiça censura imprensa
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reuniu a imprensa internacional para uma entrevista coletiva sobre a Copa do Mundo. Na pauta, os problemas e as "maravilhas" da realização do evento no Brasil. Muita notícia boa, claro, dada pelo ministro, e pouca notícia ruim, evidentemente.
Conteúdo da entrevista à parte, o que causou espécie entre os que ainda raciocinam neste país foi o fato, quiçá inédito em tempos de democracia, de o ministro (e logo o da Justiça!) ter proibido os jornalistas brasileiros de fazerem perguntas.
Além de ser uma censura explícita à liberdade de imprensa, o fato configura um exemplo cclaro do pavor que tomou conta das autoridades brasileiras diante da imagem do país que vem sedo projetada lá fora. Sistema prisional medieval, violência absurda por toda parte, saúde pública escandalosamente precária, pobreza imensa, saques etc.
Assim, o governo - repito: ironicamente através do seu ministro da JUSTIÇA - apelou para a censura à imprensa (coisa, aliás, que atrai sobremaneira os que hoje ocupam o poder) e silenciou os jornalistas brasileiros, que certamente poderiam fazer perguntas incômodas.
Mas, infelizmente, nem atos desse tipo impedem que a maior parte da mídia brasileira siga sem qualquer análise crítica em relação à Copa. Há mil razões para isso...

Ainda sobre
a Copa (I)

Antes de mais nada, quero deixar claro para os leitores que não tenho nada contra o futebol, desde pequeno assisto a jogos tanto pela TV como em estádios, torço etc, etc.
Todavia, é impossível ficar calado diante de tanto gasto absurdo em contraste com a situação social tenebrosa do país (só não vê quem não quer ou recebe grana para não ver).
Agora é tarde para impedir a Copa, mas pelo menos que fique registrado o protesto, que faço, aliás, desde 2007...

Ainda sobre
a Copa (II)

Isto posto, vamos ao que disse o técnico Felipão, ao ser perguntado sobre os protestos, em entrevista ao Estadão: "Não respinga nada na seleção. Nada mesmo. Os jogadores não estão nem aí para isso, embora tenham se manifestado pelas redes sociais na Copa das Confederações ano passado. Eles vão ali para jogar bola."

Ainda sobre
a Copa (III)

Feilpão tem razão. Só que deveria ter usado termos menos agressivos, menos boçais.
Na verdade os jogadores não estão nem aí, nem têm por que. Afinal, quando se contundem não são tratados pelo SUS, a maioria vive em países civilizados, ganha um fortuna e também não precisa se preocupar com educação, porque alguns não têm sequer o segundo grau, porém se tornam milionários rapidinho. Benza Deus!

Ronaldo e
Pelé recuam

Depois de, certamente, ganharem fortunas com uso de sua imagem na Copa e mesmo como empregados do governo federal, Ronaldo (a quem Paulo Coelho chamou, com muita propriedade, de imbecil) e Pelé (este reafirma suas tolices cada vez que abre a boca) recuaram. No México, Pelé fez críticas. E, aqui, Ronaldo também atacou a Copa. Espertinhos, hein?! Tô comendo nada!

Não dá para
esconder...

Quem assistiu à excelente reportagem do Fantástico, na Globo, neste domingo, a respeito do absurdo que se encontra nos hospitais públicos brasileiros, não pode ter deixado de pensar nos bilhões gastos com a Copa.
Este é o Brasil: muito lixo debaixo do tapete (repito: sistema prisional de fazer arrepiar um carrasco da Idade Médcia e atendimento médico público infeliz) e muito teatro para mostrar "nossa imagem lá fora". Haja!

DEFENSORIA - Seguindo a decisão unânime da Câmara, o Senado aprovou PEC Defensoria para Todos, que fixa prazo de oito anos para que a União, os estados e o Distrito Federal dotem todas as comarcas de defensores públicos. Sem votos contrários, nem abstenções, foram contabilizados 61 votos favoráveis na votação em primeiro turno e 59 votos favoráveis no segundo turno. Agora, a PEC 04/2014 será promulgada pelo Congresso Nacional.
LEILÃO - O 1º Leilão de Veículos e Sucatas/2014, coordenado pelo Detran-BA), lotou o auditório do Edifício Boulevard Side Empresarial, em Salvador, na manhã da última sexta-feira (23). No total, foram arrematados 435 bens, que estavam à disposição dos interessados, sendo a maior parte constituída por motos, que somaram 358.
COPA - Nos dias de jogos da Copa do Mundo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contará com 160 profissionais destacados especificamente para atuar no evento, nove unidades de Pronto-Atendimento que funcionarão durante as 24 horas e três postos móveis, instalados nas proximidades da Arena Fonte Nova. Além disso, a população vai poder contar com as unidades da SMS espalhadas pela cidade, no regime normal de trabalho.

Nenhum comentário: