quinta-feira, 8 de maio de 2014

Alex Ferraz

MACABRO
Mais de trinta corpos de recém nascidos encontram-se nas geladeiras da maternidade Iperba, à espera de sepultamento. Alguns há mais de três anos. Ninguém quer ser apontado como responsável pela situação macabra. Até no Tribunal de Justiça o assunto já foi parar. Terrível, hein? É o país da Copa!

Frase: Menor: dos males, o maior

Menores dominam o crime no País
Crescem geometricamente os crimes cometidos por menores de idade. Aqui em Salvador, esta semana, vimos o caso do garoto de 14 anos que comandava a gangue que assassinou a professora do Salesiano. o entanto, políticos, defensores de direitos humanos, juristas etc, insistem em taxar como "absurda" a redução da maioridade penal. Em países civilizados, como se sabe, já a partir dos 10 anos as pessoas podem responder criminalmente pelo seus atos.
Alega-se, no Brasil, que não há condições de prender os menores, porque eles seriam jogados em cadeias ou outras instituições de detenção que são verdadeiras escolas do crime. E são mesmo.
Mas por que os governos, décadas a fio, deixaram que as prisões brasileiras virassem masmorras medievais, depósitos de gente, com doenças, promiscuidade, 100 detentos em celas onde cabem apenas 20 etc?
Em por que NENHUM governante (e falo de décadas) jamais teve a dignidade de pensar no ser humano como humano, e assim todos eles achavam e acham muito normal que o preso seja tratado como bicho e as cadeias sejam a vergonha que são. E isso, sejamos sinceros, é apoiado pela maior parte da população, que também tem este pensamento mesquinho. Então, senhores, agora a bomba relógio está explodindo...

Bancos não
respeitam lei (I)

Um amigo foi pagar boleto na agência do Banco Itaú da Piedade, anteontem, por volta das 15h.
Ao chegar, deparou-se com uma multidão, literalmente falando, sendo"atendida" por três caixas.
O cidadão ainda tentou retirar a tal senha que deve comprovar o atendimento em até 15 minutos, mas foi advertido, aos  berros, pelas pessoas da enorme fila, que não adiantava, porque não estavam sendo liberadas senhas.

Bancos não
respeitam lei (II)

É simplesmente impressionante o deboche com que os bancos, todos eles, têm tratado seus clientes em Salvador.
Filas, desrespeito flagrante à Lei dos 15 Minutos, caixas de auto-atendimento sem dinheiro nos feriados e domingos, pouquíssimos caixas para atender a filas enormes, uma baderna que mereceria atenção do Ministério Público.

Bancos não
respeitam lei (III)

E repito o que disse aqui na coluna de ontem: não oferecem qualquer segurança para seus clientes.
Deixam as pessoas entregues à própria sorte, pois não colocam seguranças no auto-atendimento nos fins de semana e feriados.
Os bancos não podem fazer isso. Ganham mais dinheiro do que qualquer outra empresa neste país, onde, aliás, registram os maiores lucros do MUNDO!

Ainda sobre
bancos

Lembrando frase célebre de Bertolt Brecht: "O que é assaltar um banco, diante de FUNDAR um banco?"
A agiotagem oficializada praticada pelo bancos lhes proporciona fortunas, mas os banqueiros se recusam, por exemplo, a colocar caixas extras para substituir os que saem para almoço, horário de maior movimento nas agências.
E os gerentes? Ah, já não são mais como aqueles do meu tempo de criança, que faziam questão se sentar-se à frente de todos, para receber bem o cliente. Hoje, se escondem e viram uma fera se algum cliente aproximar-se para fazer uma queixa. Uma desmoralização total.

E para
finalizar

Na verdade, caros leitores, o que falta hoje neste país é moral e educação. Vejam o que acontece também nas filas de supermercados e lotéricas. Um inferno.
Nos supermercados, mais uma vez os gerentes se entocam e jamais dão as caras. Tratam os clientes como gado. Mas enquanto o povo ficar caladinho, na base do farinha pouca, meu pirão primeiro, será daí para pior.
PSB - Colocar a educação como eixo central do programa de governo do PSB-Rede Sustentabilidade para os próximos quatro anos e propor soluções inovadoras para o segmento na Bahia será o foco do debate a ser realizado durante o III Seminário Pensar a Bahia Sustentável, amanhã, no Colégio 2 de Julho.
VESTIBULAR - A Faculdade Ruy Barbosa está com as inscrições abertas para o vestibular 2014.2 até o próximo dia 23. Entre as opções de cursos, está a graduação em Direito, que conta com alto nível de aprovação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).  Os interessados podem se inscrever através do portal www.frb.com.br/. Mais informações pelo telefone (71) 3205-1738.
CRIANÇA - Com o apoio da Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis/BA será realizada pelo Cedeca, em conjunto com a Secretaria do Turismo do Estado da Bahia, a III oficina do projeto Enfrentando a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento acontece hoje e amanhã, das 8h às 17h, no Centro de Convenções da Bahia, no Salão Chega Nego, 4ª andar.

Nenhum comentário: