quarta-feira, 5 de outubro de 2016

9º Fenatifs: Temas "supostamente adultos" foram abordados em espetáculo infantil



O Teatro Margarida Riberio foi só alegria e risos na tarde desta terça-feira, 4, quando o grupo potiguar Estação de Teatro se apresentou como parte da programação do 9º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs). O grupo é composto por Caio Padilha, Ananda Krishna e Sami Tarik e, na oportunidade, eles apresentaram o espetáculo teatral e musical: Um Sonho de Rabeca no Reino da Bicharada.


Um espetáculo orgulhosa e genuinamente nordestino. Ao som de violão, violino, cajón, sanfona, pandeiro, e muita poesia, foram contadas várias estórias infantis que se passam num mundo animal bastante inteligente. Teve o macaco Simão e a Dona Firifinfenha entre seus desentendimentos e afetos, o Carcará aventureiro, o Jornal da Bicharada onde foi apresentado um siri muito bom de bola, o jumentinho do Seu Valente que estava cansado de ser maltratado com seus semelhantes apesar de trabalhar tanto.

Ao fim, o grupo passou uma mensagem através de um debate entre vários animais insatisfeitos com as injustiças sofridas nas mãos dos seres humanos. O rato que é visto como ladrão por pegar um pouco de comida pra matar sua fome, a cobra que é vista como aberração e acaba sendo vítima desse incoerente medo que ela desperta nos humanos, o burrinho que não revida as agressões dos seres humanos para não se igualar a eles, entre outros.


Caio conta que o espetáculo procura não subestimar a capacidade intelectual da criança. “A gente pensa na criança tanto como no adulto com as mesmas capacidades críticas e de julgamento estético. Então, nós procuramos fazer um teatro que toca em temas que, supostamente, seriam considerados adultos, mas que as crianças de hoje já assimilam com muita facilidade”. Ananda afirma que é importante ter esse contato com a arte ao mesmo tempo em que se é passada uma informação.

Nenhum comentário: