segunda-feira, 3 de junho de 2019

Orgânica, produção de grãos em Feira pode chegar a 270 toneladas

Se o tempo for generoso e as chuvas bem distribuídas ao longo dos próximos três meses, projeções indicam que a safra de feijão e milho deste ano nas pequenas propriedades rurais poderá chegar a 270 mil toneladas de feijão e milho.
E, mais importante, diz o secretário de Agricultura, Joedilson Freitas, é que toda a produção é orgânica, o que pode agregar maior valor aos produtos. “Não temos necessidade de usar defensivos agrícolas nas nossas propriedade, que não registram com frequência problemas de pragas ou doenças”, explicou.

Neste ano, a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Seagri, distribuiu 60 toneladas de feijão, que poderão render 180 toneladas – mais de 2,2 mil sacas, e 30 toneladas de milho, mais 90 toneladas do produto, que correspondem a mais de 1,1 mil sacas.
O secretário, que é agrônomo, disse que a fertilidade das terras da região não é das melhores, condição que reflete diretamente na sua produtividade, com cerca de trinta quilos de feijão para cada um de semente plantada.
Numa boa safra, as propriedades colhem cerca de 140 quilos de feijão e outros 120 de milho. O Governo do prefeito Colbert Martins Filho beneficiou com as sementes mais de 15 mil famílias – o feijão e o milho foram entregues pelas associações comunitárias das regiões onde estas famílias moram.

Nenhum comentário: