quarta-feira, 24 de maio de 2023

Carta a Outran Borges

 

Meu caro Tão,

                         Me perdoe, por favor, se não lhe faço uma visita. Mas, é que as comunicações interdimensionais ainda não estão aperfeiçoadas o suficiente para um bom bate papo entre nossos mundos. Faço essa tentativa de lhe enviar as notícias pela internet, na esperança de que possamos assim estabelecer uma comunicação mais regular. Creio que onde você está já é notícia corriqueira que o fim dos tempos está às nossas portas. É chegada a hora de Deus acertar as contas com os homens. Prova disso é que o caos total tomou conta da Terra. Hoje não sabemos mais distinguir as coisas. Por exemplo: Ninguém sabe quem é homem ou mulher (O RG do brasileiro não terá mais informação sobre sexo); quem é honesto ou ladrão; quem é trabalhador ou é vagabundo. Está tudo uma confusão danada. Bem fez você em ter partido sem esperar para ver a zorra que vai dar.

         Por exemplo: Você se lembra da China, aquele país atrasado, aquela gente selvagem? Pois bem! Hoje ela é o País mais avançado tecnologicamente do planeta e está estendendo a sua influência ideológica e tecnologia sobre todos os demais países do globo. E como é a sua índole natural, já falam em submeter o mundo inteiro as suas regas e vontades. Se eu fosse mais jovem, cuidaria logo de aprender a falar o Mandarim, ou qualquer outra das dezenas de línguas que aquela gente fala.   É a lógica: Se não pode vencer o inimigo, una-se a ele.

         Um ponto que está causando muita confusão é distinguir o sexo dos seres humanos. Não se sabe mais quem é o que, de tal forma que aquele pessoal que costumávamos chamar de LGBT, agora é denominado por quase o alfabeto inteiro. Me faz lembrar aquela música popular que conta a história do sujeito que se casou com a sogra, pois, a filha dela, sua esposa, havia falecido. Agora ele não sabia se sua atual esposa é avó ou madrasta das suas filhas. E pra enrolar mais ainda a coisa, um seu filho bastardo namorava uma das filhas da velha que era sua cunhada e agora é enteada. Vou parar por aqui, porque de agora em diante ninguém sabe mais quem é quem. Igual aquela música de Raul Seixas em que ele diz: “Mamãe já ouve Beatles, papai já deslumbrou, com meu cabelo grande eu fiquei contra o que eu já sou.”

         Mas, isso tudo é bobagem diante do que está vindo por aí. As notícias dão conta de que em breve, além dos automóveis que circulam sozinhos pelas ruas, logo teremos carro voador. E isso não vai demorar muito, principalmente, porque os operários das fábricas estão sendo substituídos por robôs, com inteligência artificial. Eles são mais criativos, armazena muito mais informações que um ser humano, trabalham mais rápido, são mais fortes, não precisam de comida, não adoecem e não tiram licença maternidade ou paternidade (nem mesmo férias, já que não se cansam).

         Lembra-se daquele filme que assistimos em nossa adolescência, 2001 uma Odisseia no Espaço? Agora é real. Creio que Deus está exterminando a humanidade e substituindo por máquinas. Então estamos todos sendo dispensados. Ficamos obsoletos. Por tudo isso, meu caro amigo, creio que em breve estaremos frente a frente. Para fazermos o que, eu não sei.

Maura manda lembranças. Receba um grande abraço do seu amigo de sempre!

Até breve!       

        

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Maura, pelo envio dessa carta ao nosso saudoso amigo Outran. Realmente estamos vendo e vivenciando essa época da IA. preconizando a substituição do homem pelos robôs. O meu temor é quando houver uma falha nesses robôs. Forte abraço
Vanderlei.