quinta-feira, 18 de maio de 2023

Nasa descobre rio antigo em Marte e reacende polêmica de vida no planeta vermelho

 

Imagem de capa para Nasa descobre rio antigo em Marte e reacende polêmica de vida no planeta vermelho
As evidências de que Marte teve um rio revolto foram encontradas pelo robô da Nasa, Perseverance. - Foto: Reprodução/Perseverance/Nasa.

Uma nova descoberta da Nasa está dando o que falar no mundo científico: um rio em Marte! Os pesquisadores já tinham encontrado evidências de pequenos lagos no planeta, mas as imagens divulgadas essa semana indicam que há algo bem maior.

A Agência Espacial norte-americana, identificou fotos que podem ser de um rio volumoso e agitado no planeta vermelho.

“Isso indica um rio de alta energia que está transportando muitos detritos. Quanto mais poderoso o fluxo de água, mais facilmente é capaz de mover pedaços maiores de material”, explicou Libby Ives, pesquisadora da Nasa e operadora do robô Perseverance, em missão em Marte desde 2020

Vestígios de água

Literalmente água mole em pedra dura tanto bate até que fura! O rio que os cientistas acreditam ter encontrado em Marte faz parte de uma rede maior que fluía para a cratera Jezero.

A cratera Jezero é a região que o Perseverance está explorando desde o início de sua missão.

Pilhas de rochas com formatos curvos, indicam que foram desgastadas por água corrente. A pilha de rochas foi encontrada tem forma de leque e 250 metros de altura.

As dúvidas

Agora os cientistas querem entender as características do rio encontrado pela Nasa em Marte, seu tamanho, forma e fluidez.

Uma das dúvidas é decifrar se essas camadas encontradas foram criadas pelas margens do rio se deslocando ou se foram ilhas de sedimentos à medida que o rio corria.

Vida em Marte

Os cientistas querem usar as novidades descobertas para avançar em pesquisas que digam mais sobre sinais de vida microbiana nas rochas de Marte.

Esse é um dos maiores desafios para os pesquisadores voltados a estudarem o grande Planeta Vermelho.

E não é só a superfície de Marte que está sendo estudada pelo Perseverance.

O robô é equipado com o RIMFAX, uma sonda radar para explorar a abaixo da superfície, poderá descobrir ainda mais coisas sobre o passado de Marte.

Além da sonda, o robô tem uma Mascam-Z, câmera de alta tecnologia que foi criada por uma equipe de mais de 100 pesquisadores.

Veja as imagens:

Pinhal com as camadas sedimentares visíveis indicam que um rio passou nessa região de Marte, diz a Nasa. - Foto: NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS
Pinhal com as camadas sedimentares visíveis indicam que um rio passou nessa região de Marte, diz a Nasa. – Foto: NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS
Uma vista de Skrinkle Haven e as bandas de rochas criadas pelo antigo rio de Marte, diz a Nasa - Foto: NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS
Uma vista de Skrinkle Haven e as bandas de rochas criadas pelo antigo rio de Marte, diz a Nasa – Foto: NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS


O robô Perseverance, que fez as fotos do rio antigo em Marte, é equipado com as mais altas tecnologias disponíveis da Agência.
O robô Perseverance, que fez as fotos do rio antigo em Marte, é equipado com as mais altas tecnologias disponíveis da Agência.


SNB - Com informações de IFLscience.

Nenhum comentário: