quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Os reis magos

 

A festa da Epifania, chamada pelo povo de festa dos Santos Reis Magos, é uma das mais antigas da Igreja. Epifania quer dizer manifestação, aparição. É a manifestação pública de Jesus, como Salvador, à toda a humanidade. Os Magos representam as três principais raças: Negra, Amarela e Branca. São o símbolo de todos os povos da terra que caminham ao encontro de Deus.

OS MAGOS eram sábios que se dedicavam, principalmente, à ciência dos astros. Pelo grande conhecimento que tinham, tornavam-se conselheiros permanentes de reis e exerciam muita influência no povo. O Evangelho não diz nada sobre o número e o nome deles, mas, de acordo com a cultura popular e a tradição eram três: Gaspar, Melchior e Baltazar.

OS REIS MAGOS vieram de lugares distantes para ver e adorar Jesus. Como naquele tempo, ninguém se apresentava diante de um rei sem lhe oferecer algum presente, eles presentearam Jesus com o que de mais precioso haviam trazido de sua pátria: ouro, incenso e mirra. O ouro representa a realeza de Jesus, o incenso a sua divindade e a mirra simboliza seu espírito humanitário, seu sofrimento e sua morte na cruz. Os presentes dos Magos nada têm de extraordinário, porque eram típicos do Oriente.

GUIADOS por uma estrela, os Magos fizeram, por caminhos desconhecidos, uma longa e difícil viagem à procura de Jesus. Hoje, para encontrar Jesus nós não precisamos fazer longas caminhadas, como fizeram os Magos. Basta viver os Evangelhos e receber os sacramentos. Encontramos, também, Jesus em cada ser humano. Foi ele que disse: “Tudo o que fizerdes ao menor dos meus irmãos é a mim que o fazeis” (Mt. 25-34). A viagem dos Magos simboliza a estrada que cada um de nós deve percorrer até o céu. “DEPOIS que encontraram o menino Jesus, os Magos voltaram por outro caminho.” Quem encontra Jesus Cristo, é convidado a percorrer outro caminho: o caminho da vida, da solidariedade, do perdão, da justiça, da fraternidade, da oração, da coragem, da esperança e da fé. Ter fé é seguir a Luz (Jesus), que brilhou em Belém. Faz bem, fazer o bem!

PORTANTO, a festa da Epifania, ou Santos Reis, é uma das mais ricas no sentido religioso. Ela poderia, também, ser chamada de convocação universal à fraternidade, festa da unidade de todas as raças, festa de Jesus, luz dos povos. “Os povos acorrem para tua luz, os reis para o esplendor de tua aurora” (Is. 60,3).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito

Nenhum comentário: