quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Febraban nega pedido de manutenção do horário bancário em Feira de Santana

A Bahia, como todos os estados das regiões Norte e Nordeste, não aderiram ao horário de verão, adotado desde domingo (18) e que se prolongará até fevereiro de 2016. No entanto, as agências bancárias de Feira de Santana devem funcionar de acordo com o horário de Brasília, das 9h às 15h, segundo informação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em resposta à solicitação de manutenção do horário normal feita pelas entidades do comércio, endossada pelos dirigentes de bancos e representantes do Governo Municipal.
Em correspondência datada de 15 de outubro, a Febraban esclarece que o pleito foi analisado pelas matrizes dos referidos bancos, sendo entendimento que não seria possível atender, “visto que o horário das rotinas operacionais da rede bancária observa o horário de Brasília”. O funcionamento das 10h às 16h, diz a carta, significaria uma hora a menos para execução dos procedimentos pelos bancos. A correspondência é assinada pelo diretor Setorial de Produtos Bancários, Antônio Gualberto Diniz, e o diretor Adjunto de Operações, Walter Tadeu Pinto de Faria. 
A decisão foi lamentada pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), Marcelo Alexandrino. Segundo ele, a mudança implica em prejuízos não somente para o comércio e a indústria, como para toda a população, posição que foi consenso entre os dirigentes das demais entidades de classe empresarial. O pedido de manutenção do horário foi assinado também pelo pelos presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Luís Mercês; Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS), André Régis Andrade; e Sindicato do Comércio (SICOMFS), José Carlos Moraes Lima.
A carta encaminhada à Federação dos Bancos e diretamente ao Banco Central levou ainda as assinaturas do prefeito José Ronaldo de Carvalho e o secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC), Antônio Carlos Borges Júnior e dos dirigentes das agências bancárias instaladas em Feira de Santana do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander. O horário de verão é válido para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. (Ascom/ACEFS)


Nenhum comentário: