quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Minha oração por July

        Meu filho caçula já sofreu diversas tentativas de assalto. Apesar dos nossos conselhos, reagiu a todas e ainda está aqui conosco. Agora eu recebo a notícia de que a filha dos meus compadres, Marcílio e Gel, padrinhos do meu caçula, perderam sua filha Jéssica Juliana (complicações no parto), carinhosamente chamada por todos nós de July. Fico pensando em como eu reagiria se tivesse perdido algum filho, porque, apesar de tudo que sei e da minha espiritualidade, a partida de alguém jovem sempre me deixa triste.

         Sei que July cumpriu a sua missão aqui e retornou à casa do Pai para receber outra missão, senão aqui mesmo, mas em outro lugar, porque a casa do Pai tem muitas moradas. Mas ela partiu deixando aqui o pequeno Enzo Gabriel, e sempre que olharmos para ele iremos lembrar de alguém alegre, feliz, respeitoso, trabalhador, inteligente, humilde, enfim, cheio de qualidades que compensem os seus defeitos, pois todos nós os temos. Enzo veio para servir de missão para os que ficaram. Sei que não lhe faltarão amor, amizade e cuidados.
         A partida prematura de July me faz pensar nos versos do poeta que disse: “Penso que cumprir a vida seja simplesmente compreender a marcha e ir tocando em frente. Como um velho boiadeiro vou tocando os dias pela longa estrada...”. E é assim que eu vejo a humanidade. Sejamos nós boiadeiros, bois, ponteiros, batedores, tangedores, cozinheiros, provedores, animais de carga, curandeiros ou cães de guarda, cada um de nós vai cumprindo a missão que lhe foi confiada na jornada da vida.

         Sei que alguns dão o melhor de si, outros nem tanto. Alguns reclamam sempre e outros são gratos por encontrarem um lugar na comitiva. Alguns trabalham bem outros não. Outros sequer trabalham e vivem à custa do trabalho dos outros. Mas, no final da jornada, cada um receberá o que bem mereceu. E desde o dia em que chegamos, assim que adquirimos consciência da nossa existência, sabemos que a jornada vai terminar sem aviso prévio. É a única constante na nossa vida. A única certeza, pois, como temos livre arbítrio e inteligência, tudo mais dependerá das escolhas que fizermos. São inúmeras as variáveis.

         Já vivi mais da metade da minha vida e já encarei dona Morte diversas vezes e não vivo pensando nela. Não há nada que eu possa fazer em relação a ela. De sorte que, apesar do impacto que sofri com a notícia, logo me recompus e fiz a seguinte oração por July: Senhor Jesus, ilumina o caminho dessa nossa irmã; Maria, mãe de Jesus, proteja-a com seu manto sagrado. Deus, nos dê força, coragem e sabedoria para melhor empreendermos as jornadas e missões que nos confiar!

Cristóvam Aguiar

Nenhum comentário: