segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Perguntas sobre o Aeroporto de Feira que não querem calar

É impressionante a falta de transparência com que o poder público lida com o cidadão. A lenda da Azul no Aeroporto de Feira é um exemplo tipico. Inaugurado às vésperas da eleição, em Setembro, com voo lotado para São Paulo, apesar de todo desconforto do embarque/desembarque - uma espécie de forno aéreo- do avião empurrado com trator e falta de iluminação noturna, ainda assim era uma mão na roda pra toda região que precisava ir a Conquista ou São Paulo. A partir da eleição o Aeroporto começou a minguar, primeiro com mudança de rota e por fim com a redução para um voo semanal ( talvez por vergonha da retirada total), chocantemente na mesma semana em que a propaganda do governo alardeava novos destinos. No intervalo, houve a desculpa da falta de iluminação e da cabeceira da pista que não permitia fazer curva, fatos que foram corrigidos pelo governo do estado, mas que não deteve os cancelamentos.

Bem, o cidadão feirense exige os seguintes esclarecimentos:

1- Quais são os defeitos do Aeroporto que ainda limitam a Azul( segunda cabeceira? Ar condicionado? Reforma do Desembarque? Aposentadoria do trator? Insegurança? Sistema para pouso sem visibilidade? Abastecimento de energia? Capacitação de controladores de voo?)

2- Azul diz que é inviável. ok. Então qual o custo, número de voos, passageiros/ano que será necessário para que se torne viável, além dos 23000 embarques/desembarques deste 1 ano? Com voo para São Paulo e não Belo Horizonte

3- O desconto que o governo do estado oferece no querosene ( e outros se houver) representa quanto de renda para a Azul e fica quanto distante do seu ponto de equilíbrio? Então poderemos negociar com o Estado, ou governo federal,maior incentivo, ou exigir que parte do sistema de carga da capital seja distribuído por Feira.

4- Existe algum interesse da Infraero, agências e outros do Aeroporto de Salvador que Feira não se torne um Aeroporto viável? Inclusive de cargas? É por isso que Conquista pode ter 8 voos e 1 internacional? Porque não impacta SSA?

Nós, feirenses, as empresas, exigimos que o Estado seja claro e transparente e que a Azul Linhas Aéreas Brasileiras deixe de fazer este papelão ridículo e desrespeitoso com a cidade, agravado ainda mais depois que seu presidente esteve por aqui fazendo palestra.
Mais respeito senhores, mais respeito...

Nenhum comentário: