terça-feira, 6 de outubro de 2020

Facebook e WhatsApp ganham recursos voltados à saúde mental


 O Facebook e o WhatsApp ganharam ferramentas para ajudar usuários a receberem apoio em saúde mental. As plataformas oferecerão conteúdos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de outras entidades especializadas no assunto. Os recursos serão liberados para todos os países e estarão disponíveis neste link e em um bot para o aplicativo de mensagens.

No Facebook, os usuários poderão contar com uma área voltada exclusivamente à saúde mental. A rede social terá materiais de especialistas para quem está lidando com questões como luto e estresse financeiro ou cuidando da saúde emocional como um todo. A seção também oferecerá meios para a pessoa entrar em contato com amigos em que confia ou com centros de apoio emocional.

Enquanto isso, usuários do WhatsApp podem receber apoio por meio do bot da OMS no aplicativo. Ele foi atualizado e passou a reunir informações de um guia da entidade para lidar com estresse em tempos de adversidades, como o da pandemia do novo coronavírus. O bot pode ser ativado pelo número +41 79 893 18 92 ou por este link, mas, por enquanto, o atendimento não está disponível em português.

Facebook anunciou medidas para Instagram e Messenger

O comunicado admite ainda que o Instagram pode fazer usuários se sentirem pressionados a terem uma imagem perfeita. Para tentar reduzir esse problema, a plataforma terá guias para ajudar adolescentes a entenderem que um tempo excessivo no app pode prejudicar o bem-estar e para homens se sentirem mais confortáveis para falar sobre saúde mental.

O Messenger, por sua vez, terá figurinhas criadas pela OMS para ajudar a iniciar conversas sobre saúde mental. Em uma parceria com a Crisis Text Line, uma organização que atua na prevenção do suicídio e auto-mutilação, os usuários nos Estados Unidos também poderão receber atendimento por mensagens no aplicativo. (www.terra.com.br)

 

Nenhum comentário: