sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Excluídos

         Nunca vi nada mais fora de contexto nem fora de propósito do que a realização do movimento “Grito dos Excluídos” no dia 7 passado. Pior ainda, o movimento foi organizado pela Arquidiocese. Num momento em que milhões de brasileiros foram às ruas lutar por liberdade de expressão, eleições sem fraude, entre outras pautas de suma importância para o Brasil e os Brasileiros, o tal “Grito” caiu no vazio. Como sempre, quando se forma algum movimento social a Esquerda se arvora a ser o dono dele. Ouvi uma entrevista de um dos líderes do movimento, e ele dizia que “o Brasil tem 14 milhões de desempregados” e que por isso eles defendem o “Fora Bolsonaro”. Quer dizer, os governos do PT geraram 14 milhões de desempregados e a pandemia piorou esta situação, mas e esquerda quer colar a culpa num presidente que tem mantido o Brasil produzindo, gerando mais empregos, fazendo a economia crescer contra todos os prognósticos. É por coisas assim que essas pessoas se sentem e até são mesmo excluídas da sociedade. Mas há limites também para a cegueira ideológica.


Paraolimpíada ou Palimpíada?

“A palavra ‘paraolímpico’ sempre foi a mais utilizada e socialmente aceita, sendo a mais correta em português. Contudo, o Comitê Paraolímpico Brasileiro, seguindo a recomendação do Comitê Paralímpico Internacional, alterou seu nome para Comitê Paralímpico Brasileiro, padronizando a nomenclatura paralímpico, utilizada em vários idiomas. A palavra ‘paralímpico’ ainda não se encontra reconhecida no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras”.

Fonte: Dúvidas de Português

Isto posto, os “modernosos”, ávidos por “modernagens”, vão continuar falando errado, mas eu “ó”, nem pensar.

Cegueira conveniente

         A cegueira ideológica existe e até parece ser uma doença ou efeito de alguma lavagem cerebral. Mas a pior das cegueiras é a de conveniência, quando o “paciente” só enxerga o que quer. É mais como uma “visão seletiva”. Hoje vejo muito disso por aí. Recentemente vi um vídeo onde lula num discurso diz que “os escravos negros foram libertados para ser vagabundos”. Alguém retirou a frase do contexto do discurso para fazer as pessoas entenderem que os negros libertados viraram vagabundos porque quiseram. Na verdade, o que Lula disse foi que os negros foram libertados, mas não foram preparados para se tornarem cidadão produtivos. Foram relegados à ignorância e à miséria, sem chance de crescimento profissional ou social. As pessoas de bem não podem agir igual aos farsantes que combatem, nem coadunar com estas práticas que distorcem as verdades para fortalecer seus argumentos.

Por falar nisso...

         Alguém aí sabe estimar com base em conhecimento desse tipo de cálculo, quantas pessoas havia na Avenida Paulista, por volta do meio-dia de terça-feira passada?

Ladrão de avião

         Era só o que faltava! Quando eu soube que roubaram um avião do cantor Almir Sater eu fiquei perplexo. Pior ainda, roubaram três aviões, entre eles o do cantor. Pensei: Para se colocar um avião no ar envolve-se tantas pessoas e há tantos protocolos, que não consigo imaginar como é possível que alguém roube um. Mas logo caí na real. Hoje existem pequenos aviões, muito utilizados por empresários e fazendeiros, para viagens curtas, que custam o mesmo que um carro de luxo e que não se precisa de tantos protocolos. Pode-se guarda-los numa grande garagem e precisam de uma pequena pista de terra batida para levantar voo. Mas, ainda assim foi muita audácia, porque roubaram três aviões de um hangar onde estavam estacionados num aeroporto do Mato Grosso do Sul. Se a moda pega....

Qual a razão?

         Andei perguntado a algumas pessoas qual a razão de não gostarem de Bolsonaro. “Porque ele acabou com a Democracia”, alguém me disse (???!!!). Recolhi o meu queixo e fiquei me indagando se aquela pessoas sabe o que é Democracia. Quando pedi que me apontassem algum ato ditatorial de Bolsonaro, ninguém conseguiu citar nenhum, mas continuaram afirmando que ele é um ditador. Se as pessoas não sabem diferenciar Democracia de Ditadura, não sou eu que vou ensiná-las. Os dicionários estão aí bem à mão, até pela internet. Sugiro que, caso queiram saber, se deem ao menos ao trabalho de abrir um e ler as definições das duas coisas. E o pior é que estou percebendo uma total falta de noção, uma incoerência absurda, onde deveria haver sensatez, que é na Imprensa. Parece que os boatos sobre um vírus chinês (não é o Corona) que causa estragos nas funções cognitivas das pessoas, são verdadeiros.

Bolsonaro é machista?

         As narrativas contra o presidente vão caindo uma por uma. Entre elas, a machista. Então vejamos no vídeo o que o presidente fez em relação às mulheres:

Bolsonaro abandonou os caminhoneiros?

         Essa é a mais nova narrativa da oposição. Mas vejam esse vídeo e tirem suas conclusões

Dica Musical

A minha dica musical dessa semana é “The green leaves on summer”, com The Brothers Four. Traduzido como As folhas verdes do verão, mas poderia ser também “O verde vive no verão”. A música ficou famosa como tema do filme Álamo, que narra a saga dos americanos na guerra contra o México, que resultou no nascimento do estado do Texas, Mas a letra nos remete ao Eclesiastes 3, onde está escrito que “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de colher...” Diz a canção: “As folhas verdes de verão estão me chamando para casa, era tão bom ser jovem então, na época da fartura. Quando o peixe-gato estava pulando. Para estar perto da terra. E para ficar com a esposa no momento do parto. Um tempo só para viver, um lugar para morrer. Para estar perto da terra”. Realmente eram tempos duros, mas felizes. E a gente sabia com certeza quem eram nossos amigos e inimigos. A maioria das pessoas hoje em dia não fazem a menor ideia de como isso é importante.


Philosopher

“Idoso é um jovem que deu certo”. (Anônimo)

         Quanta verdade há nessa afirmativa? Vejamos: Quantos jovens promissores conhecemos que não ultrapassaram a barreira dos 20 anos. Mas, longe de mim fazer coro com os que dizem: “Oh! Coitado. Foi tão cedo”. Não! Entendo que todos temos um tempo certo para viver, para cumprir a missão que nos foi dada antes mesmo de nascermos. E uma vez cumprida essa missão, é hora de voltar à casa do Pai para receber uma nova missão. Mas essa é uma visão espiritualista. Do ponto de vista material podemos dizer sim que um idoso é um jovem que deu certo. Porque ele passou por todos os perigos da existência carnal, sobreviveu a tudo, e chegou a uma idade avançada, enquanto muitos nascidos ao mesmo tempo que ele, ou já nasceram mortos, ou morreram logo após o nascimento ou em tenra idade, e pelas mais diversas causas. O idoso é um sobrevivente. Então, ele é um jovem que deu certo. E para encerrar, vou citar o trecho de uma canção que eu adoro. “Penso que cumprir a vida seja simplesmente compreender a marcha e ir tocando em frente” (Tocando em Frente, Almir Ster e Renato Teixeira)

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Por hoje é só que agora eu vou ali como um velho boiadeiro tocando os dias como quem toca uma boiada, pela longa estrada.

Nenhum comentário: