quinta-feira, 9 de setembro de 2021

“Imagine”, disse John Lennon há 50 anos...


Imagine que não há países

Não é difícil

Nada para matar ou razão para morrer

E nenhuma religião também

Imagine todas as pessoas

Vivendo a vida em paz…”

    O desejo de um mundo melhor apresentado na canção “Imagine” faz parte do álbum de mesmo nome que foi lançado em 9 de setembro de 1971, nos Estados Unidos, pelo cantor britânico John Lennon.

    Composição de maior sucesso do ex-Beatle, a primeira faixa do disco tornou-se um hino da paz mundial. O álbum foi apresentado ao público dois anos depois que o cantor deixou os Beatles e contou com a participação de outro ex-integrante do grupo, o guitarrista George Harrison.

    O LP tinha na capa imagem feita pelo pintor e cineasta norte-americano Andy Warhol. A artista plástica e cantora japonesa, Yoko Ono, esposa de Lennon, ficou responsável pela foto da contracapa e trazia uma citação de um livro dela: "Imagine as nuvens pingando. Cave um buraco em seu jardim para colocar eles dentro."

    O material impresso também revelava o ressentimento provocado pelo rompimento pouco amistoso com o amigo Paul McCartney. Uma foto de Lennon segurando um porco fazia uma sátira a imagem de Paul com uma ovelha na capa do disco solo “Ram”.

    De acordo com o site oficial do cantor, Imagine lembra um mundo utópico. Em contraponto, a faixa número seis, Gimme Some Truth, que em português quer dizer, Me dê alguma verdade, faz críticas aos políticos e à sociedade e também exige respostas imediatas. As opiniões políticas do ex-Beatle quase o levaram a ser deportado dos Estados Unidos na década de 70.

    As poesias de Yoko Ono do livro Grapefruit inspiraram a faixa-título mas ela só foi reconhecida como coautora mais de quatro décadas depois do lançamento. Na falta do crédito, havia no disco uma canção em sua homenagem encerrando o álbum Imagine.

Informações Agência Brasil. Com redação de Beatriz Evaristo

Data é marcada por homenagens em prédios de várias partes do mundo

    Para celebrar o aniversário da música — um de seus maiores hits —, diversos prédios em vários países estão recebendo projeções da letra da canção que está gravada no disco homônimo. 

"Imagine there is no countries; it ins't hard to do (Imagine que não há países; não é difícil de imaginar)", diz a primeira estrofe, após o famoso refrão da música. 

    John Lennon era um ativista, e nesta canção ele pedia paz e união entre as pessoas. Mais de 30 anos após sua morte, o mundo ainda não é como ele sonhava, mas os fãs do artista tentaram reproduzir a mensagem gravada na canção. 

    Se vê a mensagem desde a Casa do Parlamento, em Londres, à praça Times Square, em Nova York, onde Lennon viveu o fim de sua vida. 

    "John teria amado isto. 'Imagine' incorpora o que acreditávamos juntos naquela época", disse Yoko Ono em um comunicado. 

Yoko Ono e John Lennon / Foto: Reprodução/YouTube

     "Ainda estamos juntos agora, e ainda acreditamos nisso. O sentimento é tão importante agora quanto era quando foi escrito e lançado 50 anos atrás", completa a companheira do artista. 

    A letra também foi projetada em Berlim, Tóquio e Liverpool: cidade-natal de Lennon, onde cresceu, conheceu seus melhores amigos, e juntos formaram uma banda.

Com informações do GZH

Clik no  play e escute o hino da paz: Imagine


 


 


 

 

Nenhum comentário: