sábado, 8 de abril de 2023

Brasileiro vence concurso de design de medalhas dos Jogos da Juventude 2024

 

Imagem de capa para Brasileiro vence concurso de design de medalhas dos Jogos da Juventude 2024
Dante venceu o concurso de design de medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventudade de 2024. Ele teve a medalha escolhida por uma banca com atletas e designers que já fizeram medalhas para o COI. Foto: Reprodução/Estratégia Concursos e Olimpíada todo dia.

Um arquiteto brasileiro, de 27 anos, ganhou o concurso de design de medalhas do Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de 2024. A medalha, desenhada por Dante Akira Uwai, foi a vencedora da competição organizada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Em dourado, a mealha simboliza a vitória!

O concurso foi em Gangwon, na Coreia do Sul,  e teve recorde de participações, foram 3 mil inscrições! Nenhuma delas foi capaz de ganhar da nossa, né? E Dante deu o nome para sua medalha: “Um futuro brilhante”.

“Essa medalha é uma experiência sensorial, é pra você tocar nela, sentir e olhar por diversos ângulos. É uma expressão palpável do espírito olímpico. As partes polidas representam as diversas pessoas que fazem parte das Olimpíadas. Conforme você mexe a medalha ela cria reflexo e brilhos, que representam a nossa vontade de fazer por nós e pelo mundo”, explicou o brasileiro Dante Akira Uwai.

“Um Futuro Brilhante”

Não é que Dante teve literalmente um futuro brilhante? O nome da medalha não foi à toa, né, Dante?

O artista ainda disse que vê o esporte como uma união e respeito entre as pessoas, algo que para ele é muito importante nos dias de hoje.

Inspiração

A medalha, que contém imagens geométricas e o símbolo das Olimpíadas, desenhada por Dante, carrega muitos significados para além do esporte! 

Ela é uma interpretação geométrica do lema “Crescer juntos, brilhar para sempre”, apresentada pelo COI.

“Quando você lê os valores olímpicos, percebe que o esporte é o meio, mas não o fim. A vitória não é o fim”, ressalta, complementando que o respeito entre todos é o maior ganho do esporte.

Dante admite que quando foi criar a medalha, não queria pensar nela como se fosse uma moldura para uma pintura, ele queria uma escultura!

“A escultura você pode pegar, vê-la de diferentes ângulos. Você sente a textura da escultura, e acho que a medalha tem muito disso”, explicou.

Conheça o Dante

Dante é nascido em São Paulo, mas criado em Brasília. O jovem adora desenhar e é graduado em arquitetura pela Universidade de Brasília (UnB). 

“Desenho desde que me conheço por gente, desde criança era o meu passatempo oficial. Lembro-me de ser muito repreendido em sala de aula por desenhar em sala quando não devia!”, afirmou.

O resultado

O concurso que escolheu o melhor design de medalhas teve um painel de jurados composto por designers e atletas olímpicos.

O momento em que Dante recebeu a notícia que foi o campeão, foi gravado e divulgado na página oficial das Olimpíadas.

O rapaz parece não acreditar e chora de emoção e logo depois agradece.

“Muito obrigado, isso significa muito pra mim”, diz o rapaz visivelmente emocionado.

Assista:

Dante pensou a medalha com muito amor e carinho, segundo ele. A escultura representa a diversidade nos Jogos Olímpicos e a força de vontade dos atletas. Foto: Reprodução/@Olympics/Twitter.
Dante pensou a medalha com muito amor e carinho, segundo ele. A escultura representa a diversidade nos Jogos Olímpicos e a força de vontade dos atletas. Foto: Reprodução/@Olympics/Twitter.


SNB - Com informações de Agência Brasil.

Nenhum comentário: