quinta-feira, 27 de abril de 2023

Prefeito de Riachão do Jacuípe engajado na busca da redução da alíquota do INSS dos municípios

O gestor explica a importância da aprovação da PL para a saúde financeira das prefeituras, que já estão passando dificuldades

A preocupação com o endividamento previdenciário dos municípios foi pauta nesta quarta-feira, 26 de abril, na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB). O prefeito de Riachão do Jacuípe participou da reunião com diversos prefeitos baianos e a diretoria da entidade para intensificar a mobilização em torno do Projeto de Lei Complementar que propõe a redução da alíquota patronal do INSS.

Desde que assumiu a gestão do município, Carlos Matos defende a redução dessa alíquota. Ele foi autor intelectual da PEC-14, apresentada pelo ex-deputado federal Cacá Leão e defende um novo REFIS para as dívidas previdenciárias. O parcelamento da dívida antiga tem inviabilizado os municípios.

“Os municípios que sobrevivem exclusivamente do FPM [Fundo de Participação dos Municípios], que são a maioria absoluta, estão pagando um preço muito alto. Hoje nós estamos com a bomba no colo para desarmar”, afirmou o prefeito.

O gestor destacou também na reunião o assustador aumento no índice de pessoal. “Esse aumento se deu justamente porque Riachão paga o INSS integral. Como não era pago no passado, não tinham problemas com o índice”.

No encontro outros gestores relataram que alguns municípios já estão demitindo funcionários e diminuindo a execução das obras com recursos próprios para ajustar as contas.

Ascom/PMRJ

Nenhum comentário: