sábado, 2 de fevereiro de 2013

Alex Ferraz

SAUNA
O que está acontecendo com o aeroporto de Salvador? Quem embarcou na última segunda-feira teve que suportar um tremendo calor em todas as dependências. Parece que o ar condicionado estava desligado. É, mas como não temos Verão, dá pra entender. Pois sim!
Frase: “É uma falta de responsabilidade esperarmos que alguém faça as coisas por nós.”
(John Lennon)


De tragédias e responsabilidades
Chocante a bizarra discussão entre prefeito e chefe dos Bombeiros de Santa Maria, cidade gaúcha onde ocorreu a tragédia do incêndio na boate Kiss. Um está jogando para o outro a (ir)responsabilidade sobre as diversas infrações flagradas no local.
Enquanto eles discutem, em todo o Brasil as autoridades municipais acordam a promovem intensa fiscalização em boates e outras casas noturnas, descobrindo-se, então, que a grande maioria está completamente irregular.
Em São Paulo, já foram fechadas sete (até o momento em que escrevo estas linhas); em Manaus, 27; em Salvador, três, e em Ilhéus, no Sul da Bahia, todas as 27 estavam irregulares.
Isso significa que os frequentadores dessas e de milhares de outras boates no País estavam e estão sob iminente risco de morte. E também mostra que, não fora a tragédia gaúcha, a fiscalização continuaria fazendo vista grossa e muitos poderiam morrer.
É lamentável que ainda estejamos num tempo em que é necessário ocorrer uma tragédia para que as coisas funcionem como deveriam ser, corriqueira e cotidianamente.
E ainda temos que torcer para que esse ímpeto fiscalizatório sobreviva à proverbial falta de memória dos brasileiros, ou seja, que todos estejam atentos para sempre, mesmo quando a tragédia de Santa Maria começar a deixar as páginas de jornais. Veremos.

Tráfico e
pedágio

No seu Jornal Comentado de ontem (blog http://osinimigosdorei3.blogspot.com), o jornalista e meu amigo Tony Pacheco fala do que a mídia não perguntou: como é que um sujeito tem pai, irmãos e cunhada policiais e chefia o tráfico em 11 comunidades de Salvador?
E mais: nas BRs comandadas pela ViaBahia, ambulância com paciente à morte é obrigada a entrar na fila do pedágio.
E, por fim, os apertadíssimos camarotes do Carnaval de Salvador são chamados de "oásis de conforto" (sic).

Cuidado
com a NET (I)

Quando contratou o serviço de Internet banda larga da NET, o cidadão foi informado de que se mudasse de endereço e o novo local não tivesse disponibilidade técnica, ficaria isento da multa fidelidade. Para contratar o serviço, mesmo no nome de um parente, foi uma maravilha, tudo facilitado, sem burocracia nenhuma. Agora que pediu a transferência e eles não têm disponibilidade técnica no novo endereço, as coisas mudaram radicalmente. Como foi obrigado a solicitar o cancelamento por deficiência técnica deles, estão exigindo, além de que somente a pessoa com nome de titular solicite o cancelamento, que seja enviado um comprovante de residência também no nome da pessoa titular para que a multa fidelidade seja isentada.”

Cuidado
com a NET (II)

Assim como no imóvel anterior, o comprovante de residência está no nome do dono do imóvel. Curioso é que quando havia disponibilidade técnica, o serviço foi instalado, mesmo sem comprovante de residência no nome do titular (o tio da esposa do cliente), agora, que é para cancelar, o papo mudou. Cuidado com a NET. O contrato em apreço é 230/09510091-6.

Caos no
trânsito (I)

Para chamar a atenção da Transalvador: o fim de linha do bairro do IAPI é um caos. Ônibus parados tomam metade de uma rua demão dupla, e a outra faixa tem que suportar os dois sentidos de trânsito dos veículos comuns. Para completar, a escuridão no local é absoluta.
Aliás, urge uma intervenção do órgão de trânsito ao longo de toda a Rua Conde de Porto Alegre.

Caos no
trânsito (II)

Já no Vale do Ogunjá, sentido Bonocô/Vasco da Gama, todo dia uma caçamba da prefeitura estaciona, logo no início do trecho, para recolher entulho.
Isso é feito no horário das 7 horas, exatamente quando há intenso trânsito.
O resultado, claro, é um enorme engarrafamento.

E os outros
mortos?

Com todo respeito pelas vítimas e suas famílias no caso da tragédia de Santa Maria, não posso deixar de lembrar, aqui, que todo ano morrem cerca de 40 mil pessoas assassinadas no Brasil, além de número igual no trânsito.
Por que não nos mobilizamos, também, para cobrar medidas que amenizem esses números terríveis?

CURSOS -A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, por intermédio do projeto Legados Sociais, estão oferecendo 210 vagas para cursos gratuitos de espanhol e inglês.

GUARDA - A Guarda Municipal do Salvador dará apoio à Secretaria Municipal da Saúde na Festa de Itapuã, amanhã. Por volta das cinco da manhã, fogos anunciam a pré-lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, quando blocos embalam a festa.

CONCURSO - Estão abertas as inscrições para o concurso público do Ministério da Cultura com 83 vagas, sendo cinco para deficientes, mais formação de cadastro de técnico de nível superior, que requer graduação em qualquer área de formação. A contratação dos profissionais será em pelo regime estatutário, e o salário inicial é de R$4.353,40.

Nenhum comentário: