quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013



'Abraços foram mais quentes que os insultos', diz Yoani ao deixar a Bahia
Em momento de lazer em Feira de Santana (BA), a blogueira cubana Yoani Sánchez, de 37 anos, dança forró na tarde de terça-feira (19). Em debate na cidade, ela afirmou o desejo de criar um 'meio de imprensa livre' em Cuba. (Foto: Mário Bittencourt/BAPress/Estadão Conteúdo)
“Eu saio da Bahia com uma impressão muito boa. Uma impressão de carinho e de solidariedade. Também me parecem interessantes os protestos, porque é uma forma de liberdade de expressão e democracia. Eu vou em paz e com muito amigos aqui. Assim que puder, voltarei à Bahia. Não sei quando. Eu não digo adeus, digo até logo. A recepção foi estupenda em todos os sentidos”, disse.

“A imagem do Brasil para mim não vai ser manchada por nada. Os abraços foram muito maiores do que os insultos”, completou.

Yoani, que é uma das principais vozes de oposição ao regime atualmente comandado por Raúl Castro, conseguiu viajar depois que o governo cubano extinguiu a exigência de permissão para a saída da população do país. A mudança entrou em vigor em 14 de janeiro. Ela recebeu seu novo passaporte no dia 30 de janeiro. Após viagem pelo Brasil, a blogueira irá também para a República Tcheca, Espanha, México, Estados Unidos e Holanda.

A passagem dela pelo país foi marcada principalmente por protestos. Assim que chegou ao Brasil, ainda em Recife, ao ser recebida por manifestantes Pró-Cuba, a blogueira comentou: "Viva a democracia, quero também essa democracia no meu país". Já em Feira de Santana, após diversos protestos, o cancelamento da exibição do filme "Conexão Cuba-Honduras", onde ela é uma das personagens, e segurança reforçada, ela chegou a dizer que os protestos "são como os orquestrados por terroristas".

Imprensa Livre
Na noite da terça-feira (20), ela afirmou o desejo de criar "meio de imprensa livre” em Cuba durante o debate realizado no ginásio de uma faculdade particular em Feira de Santana. Esse foi o último compromisso na primeira cidade que visita depois de deixar a ilha caribenha beneficiada com a reforma migratória.

Mais de mil pessoas, entre estudantes, militantes e membros da sociedade civil, participaram do evento, que durou pouco mais de uma hora. Para ela, a experiência de percorrer pelo menos 12 países em 80 dias, como pretende, trará conhecimento para ela tentar implantar um veículo de comunicação no território cubano.


 “Não uma imprensa que traga meus rancores com o governo, sobre o que já vivi, mas uma imprensa livre, séria e objetiva, que informe com qualidade, mas que também possa opinar livremente e levar a discussão das questões a todos”, disse sobre o seu "sonho", como chamou.

Mais uma vez, Yoani ouviu muitos gritos de protesto como "Viva Fidel" e "Viva a revolução" e, desta vez, também aplausos dos que foram favoráveis ao discurso.

O filme
Dado passou três semanas entre Cuba e Honduras para retratar as restrições políticas impostas por esses governos sobre liberdades, como a de expressão, no século 21. Yoani Sánchez, que é autora do blog "Generación Y", é uma das personagens principais, junto a Reinaldo Escobar, seu marido, além das Damas de Branco e do Conselho dos Ativistas dos Direitos Humanos.

A produção conta a história de Esdras López, jornalista do Canal 36, portal noticioso de Honduras que teve o trabalho cerceado durante o golpe militar ocorrido em setembro de 2009.
Fonte: G1
Não deu para passear no centro da cidadade... mas, conseguiram levar a blogueira cubana para degustar maniçoba e dançar forró na Cidade da Cutura
ao som de Cescé Amorim, Asa Filho e Nenem do Acordeon. (Fotos Xico Melo)

Nenhum comentário: