terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Alex Ferraz

MONOPÓLIO
As companhias aéreas, como denunciou ontem esta Tribuna, dobraram os preços das passagens neste Verão. É por essas e outras que Dilma está certíssima em tentar abrir o mercado interno para empresas estrangeiras do setor. Já não será sem tempo!

Frase: "As leis são sempre úteis aos que têm posses e nocivas aos que nada têm."
(Jean-Jacques Rousseau)


A volta de Renan e o cinismo geral
Fiquei estarrecido, claro, quando vi na TV, uma semana atrás, as notícias sobre o trágico acontecimento da boate Kiss, em Santa Maria (RS). Fico profundamente chocado com o noticiário diário de assassinatos mil neste Brasil. É sério. Mas confesso que a vitória de Renan Calheiros para presidente do Senado, seguida do seu cínico discurso sobre ÉTICA, quase me deixou de cama. Por pouco não enfartei.
Renan venceu e o País jogou a Lei da Ficha Limpa no lixo, de vez. Não é à toa que entre os apoios e manifestações de júbilo que Calheiros recebeu estão palavras de José Dirceu e João Paulo Cunha, ambos condenados, entre outros, pelo STF por causa do mensalão.
Vamos lembrar um pouco a "história" de Calheiros: as falcatruas de Renan vieram à tona cinco anos atrás, com a denúncia de que o lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Junior, pagava à jornalista Mônica Veloso, com quem o senador tem uma filha, uma pensão mensal no valor de R$ 12 mil. A partir daí, outras três denúncias surgiram: o favorecimento à cervejaria Schinchariol para quitar dívidas junto ao INSS; o uso de "laranjas” para compra de veículos de comunicação; e o desvio de dinheiro dos ministérios do PMDB para a presidência do Senado. Para manter-se no cargo, Calheiros contou com a ajuda do governo Lula diretamente e da base aliada. Mas acabou renunciando em dezembro de 2007.
É este o homem que vai presidir o Senado por dois anos, substituindo um dos últimos coroneis da política brasileira, José Sarney, o dono do Maranhão e também acusado de inúmeras falcatruas.
E todos contam com a bênção do PT&Cia. Aliás, fernando Collor de Mello também. É o fim da picada!

Em franca
desvantagem (I)

Os patrões relutam em pagar adicional de periculosidade aos vigilantes, e esta é a razão das paralisações que a categoria vem fazendo desde sexta-feira passada.
O que é, no mínimo, curioso, é o fato desses mesmos patrões oferecerem coletes à prova de bala para os vigilantes. Ora, se é preciso usar colete, é porque há perigo. Se há perigo, por que não pagar o adicional de periculosidade?

Em franca
desvantagem (II)

Mas colete à prova de balas, só, não adianta. Os vigilantes usam antiquados revólveres calibre 38 (de cinco ou seis tiros), enquanto a bandidagem, de quem o governo nunca consegue tomar as armas, utiliza inclusive metralhadoras que disparam 45 tiros por minuto. Como se diz no popular, é despartido!
Na verdade, tais vigilantes acabam sendo meras figuras decorativas, facilmente acuadas pelos bandidos, que ainda levam, de brinde, suas armas toscas.
Mas as empresas do setor, claro, seguem faturando milhões por mês para enfeitar bancos e outros locais com os "vigilantes."

Não somos um
país sério...(I)

E vejam que no bojo das inspeções de última hora geradas pela tragédia da boate de Santa Maria, descobriram em Campinas (SP) uma boate que funcionava, pasmem, há 30 ANOS sem alvará.
Quer dizer, somos mesmo um país sem qualquer seriedade. Aqui, todos conspiram para burlar as leis. E conseguem, numa boa. Zorra!

Não somos um
país sério...(II)

O homem estava numa janela da sua casa, falando ao celular, quando recebeu uma bala na cabeça e morreu.
Aconteceu neste fim de semana, em São Paulo.
A bala foi disparada por policias militares quer queriam "assustar" um bandidos em fuga.
Convenhamos: não temos técnica, preparação alguma, para tentar imitar policial americanos perseguindo bandidos. Pronto, falei!

A obrigação
virou presente

Na TV, o Programa do Gugu, com o titular em pessoa, entrega casa reformada a uma família muito pobre da cidade de Cedro (interior de Pernambuco).
Entre os prêmios, a vice-prefeita do município fez a entrega simbólica de vagas nas escolas públicas e garantiu assistência médica e odontológica para todos. Ué, mas isso não seria obrigação do poder público, para TODOS? Pois é, do jeito que as coisas vão, serviço público virou prêmio!
PROFESSORES - Os cerca de seis mil docentes da rede municipal de ensino participam até amanhã da Jornada Pedagógica 2013, que prepara a rede municipal de Salvador para o início do ano letivo. As atividades foram iniciadas ontem, no Hotel Fiesta, no Itaigara.
ALUNOS - Pais e responsáveis vão poder acompanhar as atividades escolares dos estudantes da rede estadual de ensino pela internet. No novo portal, lançado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, estarão disponíveis as notas e a frequência escolar em tempo real. Basta colocar no site o número da matricula e a data de nascimento do estudante para visualizar os dados.
FOME - O prefeito ACM Neto anunciou que vai implantar, em parceria com movimentos sociais, empresariais, igrejas e associações comunitárias, a campanha "Salvador sem Fome" ao longo de todo o ano. O primeiro passo nesse sentido é o apoio da Prefeitura ao "Carnaval sem Fome".

Nenhum comentário: