segunda-feira, 6 de maio de 2013

Victor Mascarenhas lança "Xing Ling - Made in China"



Na próxima quinta-feira, (09), às 18:30, a Solisluna Editora lança na Livraria Nobel, em Feira de Santana, o livro “Xing Ling - Made in China”, primeiro romance do escritor feirense Victor Mascarenhas. O livro conta uma história que se passa num futuro indeterminado, em que governos e pessoas são controlados por corporações, caos urbano e especulação imobiliária desenfreada.  Xing Ling – Made in China, uma ficção científica farsesca, debochada e política que marca a estreia de Victor Mascarenhas como romancista.

         Por trás de uma trama cinematográfica, repleta de citações e subversões, conheceremos um futuro em que empresas chinesas compram cidades e terroristas traficam drogas sintéticas que abrem as portas do inconsciente coletivo. A luta para retomar o Pelourinho da Shanzhai Entertainment Group, transforma o centro histórico de Salvador num parque temático, um enorme xing ling onde santos barrocos são substituídos por réplicas de plástico e baianas fortemente armadas fazem a segurança do local. No começo, parecia um grande negócio, mas o Complexo Turístico Terra da Felicidade está prestes a ser invadido pelos rebeldes Caramurus, cansados de ver a cidade dominada por uma gente que não sabe a diferença entre um arroz de hauçá e um arroz chop suey.

         Segundo o autor, o livro é, conceitualmente, um grande Xing ling – que é como são chamados os aparelhos eletrônicos e produtos made in China. “A trama é uma grande alegoria, uma ficção científica farsesca e anárquica, mas amparada em pesquisa histórica e cheia de citações e subversões de obras de outros artistas inseridas na trama”.

         “É uma espécie de cruzamento do ‘Admirável mundo novo’ com ‘Capitães da areia’, mas com uma forte carga política por trás de tudo". Continua Victor  que acrescenta: "O livro é uma reflexão do momento que vive o mundo, a economia, a política e o comportamento humano nessa nova desordem mundial. Para falar de tudo isso, usei Salvador como exemplo, já que é uma típica metrópole em vias de um colapso iminente e a beira de um ataque de nervos, como tantas outras mundo afora”.

         O livro tem 80 páginas, no formato 12,5 x 19cm, projeto gráfico da Solisluna Design e criação da capa de Enéas Guerra.


O AUTOR


         Victor Mascarenhas é escritor e roteirista. Autor de “Cafeína” (Fundação Casa de Jorge Amado, 2008), livro de contos vencedor do Prêmio Braskem Cultura e Arte. Em 2011, foi um dos finalistas do Prêmio Off Flip e lançou seu segundo livro: “A insuportável família feliz” (Editora P55, 2011). No cinema, foi um dos roteiristas do longo metragem “Esses moços”(2004) e teve um dos seus contos, “Leão Marinho”, adaptado para as telas pela Oi Kabum (2010). O ano de 2013 marca a estreia de Victor Mascarenhas como romancista, com o lançamento de “Xing Ling – Made in China”, pela Solisluna Editora.

Nenhum comentário: