sexta-feira, 31 de maio de 2013

Transbaião será lançada na próxima quarta-feira em Salvador





O Projeto Transbaião 2013 será lançado oficialmente na próxima quarta-feira (4) em Salvador, mais precisamente na praça Dorival Caymmi, segundo piso do Shopping Iguatemi. Além de homenagear o eterno Rei do baião, Luiz Gonzaga, e o seu sucessor, o cantor Dominguinhos, o Transbaião pontuará os 150 Anos da primeira viagem de trem na Bahia, Salvador - Alagoinhas, município de grande importância econômica e cultural do roteiro do trem.
No local estará montada uma estrutura com a presença institucional do Governo da Bahia, através da SETUR/BAHIATURSA, apresentando as potencialidades do turismo rural e os festejos juninos da Bahia, a Perini, com iguarias da gastronomia regional e em um outro stand os 13 municípios se revezarão a partir do dia 05 até o dia 30 de junho, além de Salvador, numa pequena mostra da cultura, turismo, arte e gastronomia local, além das atratividades do roteiro.
Haverá também a apresentação do grupo Cabrueira, para marcar o clima dos festejos juninos, e contará com presenças de artistas como como Del Feliz, Adelmário Coelho, Val Macambira, Zelito Viana, Tenison Del Rei, Edd Bala, Tuca Fernandes e muitos outros representantes da música regional, fortalecendo o segmento artístico do estado.
O Transbaião visa incentivar a recuperação da infraestrutura ferroviária para trens de passageiros no estado, assim como fomentar o turismo, a cultura, a gastronomia, a agricultura familiar e as ações sociais nos municípios do roteiro. 

 O Expresso Transbaião
Lançado em junho de 2011, o “TRANSBAIÃO - A Cultura Viaja Aqui”, é um trem em homenagem ao cantor e compositor LUIZ GONZAGA, O Rei do Baião, que atua identificando e difundindo as vocações culturais, turísticas e gastronômicas de cada uma das treze cidades no seu roteiro, fomentado o desenvolvimento local sustentado nas regiões abrangentes, incluindo cidades tombadas pelo Patrimônio Histórico da União e a UNESCO, agregando ações culturais, sociais, educativas e ambientais junto às comunidades dos municípios participantes.
Composto por locomotivas e vagões tematizados o EXPRESSO TRANSBAIÃO circula por treze municípios da Bahia, entre o Recôncavo Baiano e Litoral Norte, num percurso total de 272km, no mês de junho, período no qual são comemorados os festejos juninos, unindo desta forma a música tradicional da época, as delícias da culinária baiana e as belezas naturais localizadas a margem da estrada de ferro.
O EXPRESSO TRANSBAIÃO, juntamente com as prefeituras das cidades do seu roteiro, cria a infraestrutura necessária para o atendimento ao visitante, divulgando os atributos naturais, culturais, turísticos, artísticos e culinários. Além de fomentar a criação empregos locais, possibilita aos turistas e aos baianos conhecerem as riquezas de diversos municípios do estado através da via férrea.

Nenhum comentário: