quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Dia Internacional da Música

 

O Dia Internacional da Música é comemorado anualmente em 1º de outubro. Esta data tem o objetivo de homenagear uma das formas de arte mais apreciadas pelas pessoas: a música.

A ideia para criar o Dia Mundial da Música surgiu a partir de uma iniciativa da UNESCO, em 1975, através da International Music Council – uma organização não-governamental, fundada em 1949, e que tem o objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos com o auxílio da música.

A data começou a valer em 1975, mas, desde 1973, já havia sido pautada pelo violinista americano Yehudi Menuhin (1916-1999) na  Assembleia Geral de Lausanne, na Suíça. O artista foi um representante do International Music Council.

Através da iniciativa, ele visava a promover a música em todos os setores da sociedade, a paz e amizade entre pessoas de diferentes nacionalidades, intercâmbio cultural e atividades artísticas dentro da instituição, sediada na capital francesa, Paris.

Ao criar a data especialíssima, Yehudi sugeriu, para complementar todas as ações afirmativas em torno do tema música, uma espécie de "momento de silêncio" nas cidades de todo o mundo, que seria uma forma de chamar a atenção para a poluição sonora.

A música exerce uma profunda influência nos seres humanos, sendo capaz de emocionar, alegrar, surpreender, aterrorizar etc. Consegue despertar todos os sentimentos, até os mais profundos.

Ela sempre esteve presente na história da humanidade, desde as tribos mais primitivas de seres humanos, seja como uma produção de cunho cultural e religiosa ou voltada exclusivamente para o entretenimento.

Trata-se de uma das mais antigas manifestações artística da humanidade, pois todos já nascemos com as pulsação do coração, que é considerada a primeira música que escutamos e produzimos.  

O Brasil também comemora o Dia Nacional da Música Clássica em 5 de março.

 

Nenhum comentário: