quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Alex Ferraz

ESPECIALISTA?

“Desvio de dinheiro é natural e intrínseco ao serviço público”. “Desde que existiu o dinheiro, existe quem procure roubar o dinheiro. A diferença entre um governo sério e um governo conivente, é que o governo sério, quando descobre, pune." A delcaração é do governador do Ceará, Cid Gomes, famoso não exatamente pela probidade nos gastos públicos.



Frase: "A pergunta é: por que o Ministério Público do Trabalho não fiscaliza com rigor?"


 Assédio moral caracteriz o trabalho assalariado


Estar empregado no Brasil, particularmente nas regiões Nordeste e Norte, não quer dizer muita coisa. A maioria dos trabalhadores ganha, na verdade, um salário pífio e, como se não bastasse, é submetida a constante assédio moral. E nem vou referir-me aqui àqueles que trabalham como empregados domésticos e outras tarefas no interior e na zona rural, que muitas vezes não recebem nem metade do salário mínimo.

Na capital baiana, terceira maior cidade do País, por exemplo, funcionários de lojas de conveniência dos postos da bandeira BR (Petrobras) recebem R$ 700 mensais e são obrigados, em muitas lojas, a exercer outras funções além daquela para a qual foram contratados. É o caso de algumas vendedoras de balcão que, além deste trabalho, são obrigadas a lavar a loja e até sair à cata de troco nos vizinhos.

Já falei aqui sobre o assédio e as multifunções a que são submetidos também aqueles que trabalham em shoppings, inclusive lojas de grifes famosas, notadamente no caso do emprego temporário do final de ano. É uma coisa assustadora, que constrange e humilha os trabalhadores.

Na verdade, na maioria dos casos aqui citados e outros que espaço não permite, os gerentes ou mesmo proprietários dos estabelecimentos agem como cruéis capatazes. Medieval. Onde está o Ministério Público do Trabalho?


Armadilhas no trânsito (I)

Em diversas ruas e mesmo algumas avenidas de Salvador há quebra-molas sem qualquer sinalização, o que faz com que eles se tornem verdadeiras armadilhas, principalmente à noite.

A via principal do bairro de Castelo Branco é um exemplo disso. Lá existem dezenas desses equipamentos, todos sem sinalização horizontal (pintura no próprio quebra-molas).


Armadilhas no trânsito (II)


O uso do cinto de segurança parece ter "pegado" mesmo nos automóveis, mas nos ônibus, não.

Refiro-me a ônibus interestaduais e intermunicipais, nos quais raramente os passageiros utilizam o cinto, embora o seu uso seja obrigatório por lei.

Aliás, pela velocidade com que muitos motoristas dos coletivos urbanos de Salvador dirigem, o cinto também deveria ser obrigatório na cidade...


Pesadelo pós eleitoral à vista


Passadas as eleições, preparem-se, senhores. Virão aumentos para a energia elétrica e a gasolina, o que deverá impulsionar ainda mais a inflação.

Além disso, informações mais realistas, por assim dizer, do desempenho da nossa economia sairão das gavetas. Quem viver, VERÃO... 


Enfim, reinará a paz


Acaba hoje o horário eleitoral. Ufa! A despeito de toda a violência deste país, enfim teremos um pouquinho de paz.

E os canteiros das avenidas de Salvador logo estarão nos deixando ver o gramado, de novo.


Mas nem tudo é perfeito


Acaba o horário eleitoral e começa, logo mais no dia 20, o Horário de Verão. A Bahia não entra, mais uma vez, de ficaremos meses à mercê de mudanças em horários de banco, loteria, programação da TV. Um caos.

Nenhum comentário: