quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Alex Ferraz

Preconceito
A disputa entre Dilma e Aécio tem acirrado assustadoramente as manifestações de preconceito contra nortistas e nordestinos, nas redes sociais. O motivo é que o eleitorado destas duas regiões tem garantido as vitórias nacionais do PT.
E a tendência é que as manifestações, muitas vezes de extrema agressividade, cresçam. Nossa!

Nem só de ensino profissional vive uma nação
No momento em que divulgam notícias com resultados do Prêmio Nobel, ficamos a imaginar a fraqueza do Brasil diante da comunidade científica nacional, pelo menos em termos numéricos.
Vejam este trecho de um comentário do jornalista Osny Tavares: "Comparado a países desenvolvidos, a quantidade de cientistas no Brasil é microscópica. O país contabiliza um pesquisador em tempo integral para cada mil pessoas ocupadas, enquanto nos Estados Unidos são 9,5 e na Coreia do Sul, 11."

Ainda sobre cientistas (I)
E conclui: "No momento em que o país tenta alcançar um novo estágio industrial tendo a inovação como mantra, a carência de mentes dedicadas à investigação científica puxa o freio da capacidade de desenvolvimento. E a multiplicidade é a receita básica para o surgimento de expoentes. Sem o trabalho de diversos pesquisadores somando conhecimento, dificilmente surgirá no Brasil um Steve Jobs ou uma Samsung."

Ainda sobre cientistas (II)
O que vemos é uma extrema ênfase ao ensino profissionalizante, enquanto grandes universidades públicas seguem penando com escassez de recursos e outros problemas.
Nada contra o ensino profissionalizante, mas devemos convir que uma nação não pode ser somente uma imensa fábrica.

Um clube centenário
E não falo de futebol. Trata-se da Associação Atlética da Bahia, que, na contramão do que vem acontecendo com o desaparecimento dos clubes sociais, completa 100 anos.
Ao lado, também segue pujante o Yacht Clube da Bahia, com 79 anos de fundado.

Imaginem nas Olimpíadas (I)
Notícia da coluna do Ancelmo Gois, em O Globo: "Veja como continua grave a situação da Baía de Guanabara, cenário das provas de iatismo dos Jogos de 2016. No domingo, às 7h30m, o comandante do catamarã que fazia o trajeto Ilha-Praça Quinze, avisou pelo alto-falante:
- Devido ao acúmulo de lixo flutuando na Baía de Guanabara, estamos operando em velocidade reduzida."

Imaginem nas Olimpíadas (II)
Pois é. Fica aí um alerta para os que cuidam (ou deveriam cuidar...) da nossa linda Baía de Todos os Santos, que vem a ser a segunda maior do mundo.
É preciso prevenir, já, para que não cheguemos à situação lamentável do Rio.

Nenhum comentário: