terça-feira, 7 de outubro de 2014

Considerações eleitorais




Ficha limpa?

         Candidatos denunciados por práticas ilegais receberam votos, alguns até se elegeram. Como fica a tal da Lei da Ficha Limpa?


Pesquisas

        As pesquisas pré-eleitorais estão definitivamente desmoralizadas.


Compra de votos I

         Denúncias dão conta de que a compra de votos correu solta na Bahia. Quem viaja pelo interior afirma que um prefeito de uma minúscula cidade estava valendo R$ 300 mil para mudar de lado.


Compra de votos II

         No caso dos deputados, a eleição ficou na base do “quem dá mais”. Porém, alguns “ricaços” não se elegeram. O que prova que não basta ter dinheiro, é preciso saber comprar.


Eleições 2016

         Sem deputados federais e com as eleições sendo decididas na base do dinheiro, as eleições municipais de 2016 em Feira de Santana são uma incógnita. Tudo pode acontecer.


Segundo Turno

         Simulações das pesquisas apontavam que Marina venceria Dilma num possível segundo turno, mas, Aécio perderia. Quem aposta nisso agora?


Números I

         Abstenção, nulos e brancos, voltaram a aumentar e somaram 29% no Brasil. No Nordeste cinco estados superaram a marca dos 10% em nulos e brancos. Na Bahia abstenções, nulos e brancos somaram mais de 33%.


Números II

         Dos treze estados que definiram as eleições no segundo turno, 10 ficaram com o PT ou alguns dos seus aliados. Destes, os maiores colégios eleitorais são Bahia, Minas e Santa Catarina. Dos 14 que terão segundo turno, o PSDB e o PSB disputarão 9. Dos 14 estados, oito são grandes colégios eleitorais.


Uma última informação

         Cerca de 300 candidatos a deputado estadual e federal tiveram votos em Feira de Santana. Contudo, a cidade não elegeu nenhum deputado federal e perdeu um estadual, ficando apenas com três. Estas informações servem para quem quiser refletir sobre estas eleições e fazer suas projeções para as próximas.


Bola cristal

         Para a turma do “eu já sabia” informo: No sábado passado, na mesa do meu bar favorito, cercado de amigos, afirmei em alto e bom som que Paulo Souto perderia as eleições.

Nenhum comentário: