sexta-feira, 23 de julho de 2021

Olhem os Ipês

O jornalista Alexandre Garcia, que reside em Brasília, fez um convite àqueles que visitarem a capital federal para que “olhem os Ipês”, que estão floridos nessa época. Em 27 de junho de 1961 o presidente Jânio Quadros decretou a flor do Ipê Amarelo como um dos símbolos do Brasil. O mesmo decreto tornou o Pau-brasil a árvore símbolo nacional. ... A palavra Ipê vem do tupi-guarani e significa árvore cascuda. A floração dos ipês começa no período de maio e se estende até outubro. Os ipês ficam floridos em média de 10 a 15 dias, antes de começarem a cair as flores. Em julho, é mais fácil encontrar ipês de cor roxa. O ipê tem flores na cor branca, amarela, rosa, roxo, e temos inclusive o ipê que tem uma flor esverdeada. “O tronco do Ipê” é o título de um livro de um dos mais aclamados autores nacionais, José de Alencar. Tendo como cenário a Fazenda Nossa Senhora do Boqueirão, na zona da mata fluminense, um velho tronco de ipê, outrora frondoso, representa a decadência do local. Em Feira de Santana há muitos Ipês enfeitando as ruas, praças e avenidas, e um dos melhores locais para observá-los é a Avenida Maria Quitéria.


Avenida Maria Quitéria - Feira de Santana

Pontos de vista

         Manja aquela estória do copo que está mais ou menos vazio ou mais ou menos cheio? Pois é. Recebi um vídeo em que um homem faz uma retrospectiva do ano que passou. Sua mulher leu e resolveu também fazer uma retrospectiva. Vejam como duas pessoas, casadas, vivenciando as mesmas experiências, podem ter pontos de vista tão diferentes sobre os mesmos fatos, as mesmas ocorrências. Depois, reflitam sobre o caso.


 Comissão da mentira

         Não é de agora que Jair Bolsonaro combate as narrativas da esquerda. Ainda deputado ele desmentia a esquerda no plenário da Câmara Federal, e como hoje fazem os senadores na CPI do Circo, os deputados da oposição tentavam obstruir a sua fala para que a verdade não aparecesse. Vejam no vídeo ele demolindo a farsa da tal Comissão da Verdade, que quem acompanhou desde o início que é uma verdadeira Comissão das Mentiras.

Mentiroso e cínico

         Eu vivo dizendo que o governador Rui Costa é Mentiroso e Cínico. E posso provar. Vejam aqui dois exemplos. Um de mentira e outro de cinismo e hipocrisia. Ele vive arrotando que seu governo é o que mais fez pela Bahia, mas na prática não é o que se percebe. Ele se diz um cristão, mas tanto ele quanto seus eleitores defendem causas como a do aborto e da liberação das drogas.

Sem tréguas para os políticos

         Acabou-se o tempo em que deputados e ministros do STF se reuniam na madrugada para votar ou editar medidas contra o Brasil e contra os brasileiros, e ficar por isso mesmo. Isso agora custa caro aos trambiqueiros. Desde a operação lavajato que o brasileiro tomou gosto pela política, acompanha de perto e participa. Hoje, um brasileiro pode até não saber a escalação da Seleção Brasileira, mas acompanha de perto as ações do legislativo, do Judiciário, do Executivo, e reage a tudo, apoiando ou destruindo carreiras. Um político hoje deve pensar duas vezes antes de agir contra o povo. Já nas próximas eleições, com ou sem fraude nas urnas, eles não vão gostar das reações das ruas.

A loucura final

         Na próxima semana haverá uma reunião preparatória para a reunião de cúpula da Food and Agriculture Orgnization (FAO), braço da ONU para promover a agricultura e combater a fome no mundo. Mas, como o mundo amaluqueceu, entregaram a organização da pauta do evento a ONGs que são ligadas a organizações de defesa do meio ambiente. Essa gente é contrária à pecuária e à agricultura. Alguns membros são tão radicais que defendem a tese de que, para salvar o planeta, é necessário que a humanidade seja extinta. Como alguém já disse, parece que abriram a porta do hospício global e entregaram a administração aos loucos. Eu sou espiritualista, acredito na vida eterna e na reencarnação, e nem assim consigo entender uma loucura dessas.

E a “Copa da Morte”, hem?

         Anunciada pelos canalhas da CPI Circense como “A Copa da Morte”, a Copa América começou e acabou e não se vio na imprensa nenhum registro de quantas pessoas morreram de covid relacionadas ao evento. Aliás, morte mesmo, importante, foi a do futebol da Seleção Brasileira, com muitos mortos vivos em campo e mais o treinador.

Dica Musical

A minha dica musical dessa semana é “E agora José”? poema de Carlos Drummond de Andrade musicado por Paulo Diniz. Reflexões sobre a velhice. Fizemos de tudo, estudamos, crescemos, trabalhamos, casamos, tivemos filhos e netos, brigamos para defender nossa integridade física, o bem estar da nossa família e nossas propriedades. Houve perdas e danos. Podemos estar nos sentindo vitoriosos ou fracassados. Mas, e daí? Qual o propósito de tudo isso se a morte é tudo que nos resta. Nossa força se esvaiu, as doenças nos consomem, nossos amigos estão indo embora, nossos filhos cresceram e estão cuidando de suas vidas. Estamos sós. E agora? Pessoas despertas na espiritualidade enfrentam bem essa realidade. Mas os materialistas sofrem muito. Para os primeiros, a vida valeu a pena, mas, e para os outros? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou. Pois é. E agora, José?


Philosopher

“Não podemos exigir que os outros sejam como queremos, porque nem nós somos” (Anônimo)

         O pessoal do “Politicamente Correto” prega que devemos conviver com os diferentes e as diferenças, porque todos somos iguais. Mas o conceito de “iguais” que eles pregam é de que não apenas devemos ser iguais, como devemos pensar iguais. É aí que a porca torce o rabo. Não se pode conceber um mundo onde apenas um modo de pensar prevalece. Essa diferença básica no pensar, no sentir, no agir, é que torna o mundo divertido e encantador. E aí eu tenho que citar Voltaire: “Posso não concordar com a sua opinião, mas defenderei com a minha própria vida o seu direito de expressá-la”. Como haveria o debate que leva a novos conceitos, a novas descobertas, pensamentos, que nos fazem evoluir enquanto seres humanos. Não houvesse as diferenças de pensamentos e opiniões, e ainda estaríamos, talvez, nas cavernas ou na idade média. Quem, em sã consciência, pode afirmar que nunca pregou algo que por si mesmo não pratica? Quantas promessas e juras fazemos todos os anos a nós mesmos, e não cumprimos com a maioria delas. E eu nem estou falando daquela gente partidária do “faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço”. Então, deixemos de hipocrisia e exijamos de nós mesmos mais coerência e honestidade entre o falar e agir.


*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Por hoje é só que agora eu vou ali fazer cair a máscara de políticos hipócritas e mentirosos

 

 

Nenhum comentário: