domingo, 25 de julho de 2021

Selassié alertou para a grande guerra

Hailé Selassié, imperador da Etiópia, fez um importante pronunciamento no dia 30 de junho de 1936, nas Nações Unidas, que poderia ter evitado a II Guerra Mundial. Disse Selassié: “É meu dever informar os governos sobre o perigo mortal que os ameaça. Trata-se de confiar  nos  tratados internacionais e de dar valor às promessas feitas a países pequenos para que a sua integridade seja respeitada. Numa palavra, é a moralidade internacional que está em jogo. Afora o Reino de Deus, não há nesta terra nenhuma nação  mais alta que outra. Deus e a história recordarão a vossa decisão”. A Etiópia foi o primeiro país vítima de Mussolini, e se a mensagem de Selassié tivesse sido levada em consideração, a Guerra não teria ocorrido com as terríveis consequências que todos sabem.

A misteriosa Ilha da Pascoa

Era o Dia da Pascoa, ano de 1772, quando o almirante holandês  Jakob Roggeveen, no comando de uma frota de três navios avistou, assombrado, centenas de gigantes de pedra em forma humana, de cintura para cima, todos de capacete cônico vermelho. Roggeeveen batizou o lugar como Ilha da Pascoa e seguiu viagem. Só 50 anos depois europeus desembarcaram na ilha que tem apenas 165,5 km quadrados de superfície e fica a oeste do Chile. Muitos desses gigantes com 3,5 metros de altura pesam até 30 toneladas. Foram esculpidos com cinzéis e machados primitivos, encontrados no local. Arqueólogos e cientistas de diversas áreas até hoje não conseguiram uma explicação lógica sobre as figuras monolíticas da Ilha da Pascoa e sobre o povo que a habitou. Essas figuras gigantescas foram esculpidas em pedras vulcânicas e transportadas a distância de 15 km, não se sabe como!

O magnifico museu Prado em Madri

Para os que podem e gostam de viajar, uma visita ao museu Prado, em Madri, Espanha é considerada indispensável. Iniciado no século XIII quando o rei Afonso, o Sábio, fez a primeira compra até 1868, quando a Rainha Isabel de Bourbon terminou seu reinado, o museu reúne fabulosas obras de arte, uma das mais valiosas coleções de quadros existentes no planeta. O Museu Prado fica num austero edifício construído em 1785 para sede do Museu de História Natural e adaptado em 1819. Antes os quadros ficavam pendurados nas paredes de castelos reais.

Peron viveu em extrema opulência

Juan Peron, que foi ditador da Argentina entre 1946 e 1955, chegando a ser comparado pelos seus seguidores a Deus, Maomé e Buda, foi deposto pelo Exército e a Marinha do seu país em 17 de outubro de 1955, o “Dia de Desilusão da Argentina”. Ele fugiu e se exilou no Paraguai. Peron vivia em um luxo inimaginável: tinha 400 ternos, 200 pares de sapatos, 16 automóveis, incluindo Rolls Royces e um patrimônio de 20 milhões de dólares. Sua mulher, Eva Peron, a ‘‘Evita”, adorada e festejada pela maioria  da população, na verdade era Eva Duarte, considerada uma atriz medíocre. Ela não ficava atrás, gastava 40 mil dólares/ano  só na aquisição de vestidos no exterior.

O animal mais velho do planeta

Tido como extinto juntamente com os dinossauros, um peixe Cecalantos, foi encontrado no dia 22 de dezembro de 1938, em East London, África do Sul e tudo teria ficado no anonimato não fosse  M. Couternay Latiner, diretora do museu local que passou a  estudar o animal e nada semelhante encontrando em livros sobre o assunto, enviou um desenho do peixe ao professor J.L Smith, famoso ictiologista, que assombrado quase desmaia. Estava ali, o mais antigo animal vivo da Terra, espécie considerada extinta há 60 milhões  de anos!  Foi iniciada a busca e novos exemplares foram encontrados em 1952,1953 e 1954, desta feita uma fêmea viva, mas que não resistiu à temperatura. Especialistas atribuíram a existência de Cecalantos à sua robustez anatômica  e a profundidade do seu habitat.

 

Nenhum comentário: