O Museu da Língua Portuguesa será reaberto ao público a partir do próximo domingo (1º). No sábado (31), será feita uma cerimônia de abertura com autoridades de países falantes da língua portuguesa e ex-presidentes do Brasil. O museu que fica na Estação da Luz, um edifício do final do século 19 centro de São Paulo, foi destruído por um incêndio em dezembro de 2015. Hoje (29), as obras de reconstrução foram entregues.
Foram investidos cerca de R$ 85 milhões nas obras de reconstrução de diversos apoiadores privados e do governo do estado de São Paulo e do governo federal, pela Lei Rouanet. As obras começaram em 2017 e foram acompanhadas pelos órgãos federais, estaduais e municipais de proteção do patrimônio histórico e artístico.
Novos espaços
A reconstrução trouxe novos espaços ao projeto original, assinado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha (1928-2021). Entre as novas intervenções está um terraço com vista para o Jardim da Luz e para a torre do relógio, símbolo da estação. Também foi criado um centro de referência de estudos da língua portuguesa, para receber fóruns e permitir a aproximação de pesquisadores.
O museu manteve o conceito de exposições
imersivas e interativas, com conteúdo desenvolvido com a colaboração de
linguistas, estudiosos e artistas do Brasil e outros países lusófonos.
Entre os nomes de destaque estão o músico José Miguel Wisnik, os
escritores José Eduardo Agualusa, Mia Couto, Marcelino Freire e Antônio
Risério, a slammer Roberta Estrela D’Alva e o documentarista Carlos
Nader. Click aqui e continue lendo no Agência Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário