segunda-feira, 12 de julho de 2021

Covid: caso de idosa morta após infecção com 2 variantes diferentes surpreende médicos

O caso de mulher de 90 anos que morreu após contrair as variantes Alfa e Beta do coronavírus (identificadas pela primeira vez no Reino Unido e na África do Sul) ao mesmo tempo surpreendeu médicos e lançou um alerta sobre a possibilidade de infecção dupla por covid.

A paciente, que não havia sido vacinada, veio a óbito em março deste ano na Bélgica. Seus médicos suspeitam que ela contraiu as infecções de duas pessoas diferentes. Eles acreditam que esse é o primeiro caso documentado desse tipo e, embora sejam raras, infecções duplas semelhantes estão acontecendo.

O caso dela está sendo discutido neste ano no Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas.

Em janeiro de 2021, cientistas no Brasil relataram que duas pessoas haviam sido infectadas simultaneamente com dois tipos do coronavírus, sendo um deles pela variante Gama (P1, identificada primeiro no Brasil).

Enquanto isso, pesquisadores de Portugal trataram recentemente um jovem de 17 anos que parecia ter contraído um segundo tipo de covid-19 enquanto ainda se recuperava da covid pré-existente, causada por uma infecção diferente.

A mulher de 90 anos, que foi infectada com duas "variantes de preocupação" (as novas versões mais preocupantes do coronavírus que os especialistas estão rastreando) foi internada no hospital após sofrer algumas quedas, mas depois mostrou piora dos sintomas respiratórios.

Testes de laboratório em amostras colhidas quando ela foi internada revelaram que ela tinha covid-19, causada por duas versões diferentes do vírus simultaneamente - Alfa e Beta.

"Ambas as variantes circulavam na Bélgica na época, então é provável que ela tenha sido infectada com vírus diferentes de duas pessoas diferentes. Infelizmente, não sabemos como a infecção ocorreu", diz a pesquisadora principal, Anne Vankeerberghen, do hospital OLV em Aalst, na Bélgica.

Click no link e continue lendo no BBC News Brasil

 

Nenhum comentário: