terça-feira, 13 de julho de 2021

Aulas na TV aberta representam mais acesso e comodidade

As aulas para os estudantes da Educação municipal tomaram conta da TV aberta nesta segunda-feira, 12. Ontem foi a estreia dos Caminhos da Educação, nos canais 10.2 e 10.3 que são adicionais da TV Subaé. Com a novidade, os 51.722 estudantes ganharam uma nova aliada neste período em que as aulas acontecem na modalidade não presencial.

“Eu gostei muito de assistir pela TV porque é maior e dá para ouvir bem melhor. Eu começo assistindo a aula e depois vou responder às atividades”, conta Beatriz Costa, 8 anos, do 2º ano do Ensino Fundamental. Ela é aluna da Escola Municipal Adenil Falcão.

E não foi só a Beatriz que acompanhou o conteúdo hoje. A mãe dela, Alana Costa, fez questão de assistir este primeiro dia de transmissão das aulas na televisão. Para ela, é um grande incentivo para os estudantes.

“Eu acredito que dessa forma minha filha tem mais força de vontade para estudar. E também chama mais a atenção da criança, tanto para os estudos quanto para fazer as atividades. É um incentivo, uma novidade”, destaca Alana.

A retomada pedagógica da Educação municipal aconteceu no dia 29 de março, de forma não presencial. Atividades impressas, aplicativos de mensagens, canal do Youtube e outras plataformas digitais, estão entre as principais ferramentas utilizadas neste período atípico. Mas, mesmo com essa diversidade de materiais, a Secretaria de Educação identificou que uma parcela dos estudantes não estava tendo acesso à internet para acompanhar as aulas. Por isso, a TV foi escolhida como uma alternativa para ampliar o acesso às atividades.

“Com a TV aberta conseguimos igualar todos os 51.722 estudantes do município em condições de acesso. Esperamos que seja uma ferramenta que contribua para a diminuição da evasão escolar e melhora do desempenho dos alunos nas avaliações. É uma forma de democratizar o ensino”, ressalta a secretária de Educação, professora Anaci Paim.

A secretária salienta ainda que os canais serão também meios de entretenimento de qualidade para os estudantes. “Vamos conseguir manter o aluno mais informado durante a programação, pois vamos dispor de conteúdos sobre leitura, música, cultura e muito mais”, enumera.  

Programação e acompanhamento

No primeiro turno, as aulas são das 7h45min. às 11h45min. E retornam às 13:00, com término às 17:00. A programação é dividida nos dois canais por segmento escolar do Ensino Fundamental – no 10.2, para os estudantes dos Anos Iniciais, do 1º ao 5º; e no 10.3, para os dos Anos Finais, do 6º ao 9º.

Os conteúdos das videoaulas continuarão disponíveis no canal da Seduc no Youtube para que possam ser consultados novamente a qualquer momento, assim como as atividades impressas estarão disponíveis nas escolas. Os pais e responsáveis devem apanhar, semanalmente, o material e devolvê-lo respondido na semana seguinte.

Nenhum comentário: