sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

 


Ter menos. Ser mais.

         Hoje eu completo 68 anos de idade, mas não lembro há quanto tempo percebi que era mais importante Ser do que Ter. Sei que foi há muito, muito tempo. Pensando bem, isso sempre fez parte da minha natureza. Por ser assim, ouvi de muita gente de que eu nunca seria nada na vida, vivendo sempre de favores dos outros. Há alguma verdade nisso, porque por muitas vezes eu precisei do socorro de alguém para superar alguma dificuldade. Mas, querem saber? Eu também socorri muita gente. E sempre gostei de fazer isso. É da minha natureza ajudar a quem precisa. Muitas vezes precisei pedir favores aos meus amigos para ajudar alguém que estava precisando de alguma coisa. Não faz muito tempo, agradeci por telefone a uma senhora que socorreu um irmão meu em Salvador. E ela, que é tão pobre quanto meu irmão, me disse: Ora, seu Cristóvam. Nós estamos aqui é pra isso mesmo. Pra socorrer uns aos outros.  Aquilo não me saiu mais da cabeça, porque eu estava começando a acreditar que não existiam mais pessoas assim. Recentemente alguém me mandou esse vídeo, e agora eu compartilho com vocês: Que o Ano Novo nos dê novas forças e coragem para permanecermos fiéis aos princípios cristãos, tendo nos nossos semelhantes, nossos irmãos. Somos todos filhos do mesmo Pai!

R$ 700 Milhões para a Bahia

         Os cães ladram e a caravana passa. Latiram muito, reclamando, primeiro que o presidente não fez nada para socorrer as vítimas das enchentes no Sul baiano. Que o sobrevoo dele na área atingida era apenas “jogada eleitoral”. Cerca de 15 dias depois que ele já havia enviado as Forças Armadas para prestar socorro às vítimas, o Luladrão apareceu nas redes sociais “exigindo” que as forças Armadas socorressem as vítimas, como se ele tivesse poder ou direito de exigir alguma coisa. Cinco ministros do governo foram para o local da tragédia com ordens de permanecer lá fazendo o que fosse necessário para atender à população, e que ficassem por lá até que todos estivessem atendidos. Quando ele disponibilizou 60 milhões para socorrer os cofres estaduais no socorro às vítimas, o governador disse que era “pouco”. Talvez ele não queira usar os 48 bilhões desviados da compra de respiradores durante a pandemia. Agora a ajuda do Governo federal já soma R$ 700 milhões. O governador deveria perguntar à população se está satisfeita com as ações do Governo Federal. Mas a população não gosta de falar com ele. Quando ele deu as caras por lá foi hostilizado. Não me sai da cabeça a imagem de uma mulher empunhando uma vassoura e escorraçando ele: “Daqui você não passa”!

Palpite infeliz

         Há muitos anos que deixei de ser “folião”. Minhas micaretas e carnavais eu passo numa mesa de bar com alguns bons amigos. Mas não estou alheio às manifestações festivas e ao trabalho dos artistas. E foi assim que eu soube da “revolta” de Ivete Sangalo com o fim da mamata da Lei Rouanet. O choro é livre. Mas a mais recente declaração que ouvi de um tal Leo Santana que, dizem, arrastava multidões nos carnavais (digo arrastava, porque depois dessa, ele só vai arrastar a cachorra), foi o palpite mais infeliz que alguém já deu publicamente. Vejam no vídeo o que disse esse pobre de espírito:

Pergunta

         Por que apesar dos números de óbitos por Covid terem despencado, a imprensa continua contando os mortos? Milhares de pessoas, de todas as idades, estão morrendo subitamente de problemas cardiovasculares, e ninguém parece estar interessado em apurar junto às autoridades de saúde porque isso está acontecendo.

P.S. Eu disse óbitos e não casos de Covid. Estes continuam acontecendo em grande número.

Depende de nós

         O novo ano já começou, mas no final do ano passado recebi essa mensagem e resolvi compartilhar com vocês agora. Ela nos lembra que quase tudo que vai acontecer neste novo ano que ora se inicia, para ser bom ou ruim, só depende de nós.

O recado da juíza

         Por falar em “depende de nós”, olhem só o recado dessa juíza:

Protetores de bandidos

         O WhatsApp e o Face Book, entre outras plataformas das redes sociais, dificultam e até impedem o compartilhamento de textos, fotos ou vídeos que exponham as mazelas e falcatruas de políticos. Esse pequeno trecho de um show do humorista Zé Lezin está sendo impedido de compartilhamento nas redes sociais. 

 Enquete

         Uma enquete feita num programa de rádio esta semana, perguntou aos ouvintes se acreditavam que a facada dada em Bolsonaro foi uma manobra política (como afirma a esquerda), ou se foi realmente um atentado contra a vida do presidente. A verdade venceu a “Manobra política” por mais ou menos 60% contra mais ou menos 40%. Essa é a proporção verdadeira das intenções de voto entre Bolsonaro e Lula, que a Velha Imprensa teima em inverter.

Dica Musical

         A minha Dica Musical dessa semana é “Balaio de Gatos e Ratos”. com Martinho da Vila. A música não é nova. Em 2014 ela já estava num disco de coletânea do cantor. Mas se encaixa perfeitamente nos dias atuais. É trágico, mas como temos capacidade de rir das nossas próprias desgraças, é cômico também. A cara de pau e a desfaçatez dos políticos não conhece limites. Por dinheiro e poder fazem qualquer coisa, sem demonstrar um mínimo de vergonha na cara. 


 
Philosopher

“A fé move montanhas”

         Segundo Jesus afirmou, se a fé de um ser humano fosse ainda ínfima quanto uma semente de mostarda, esse ser poderia desejar que uma montanha se deslocasse de um lugar para outro, ela se mudaria. Evidentemente os humanos desse planeta ainda não têm tanta fé assim em Deus. Mas pedem e são atendidos quase sempre e alguns pequenos milagres são realizados em suas vidas. Contudo, acabam atribuindo o milagre à sorte, e buscam explicações materiais ou racionais para que tenham acontecido, esquecendo-se quase sempre de agradecer ao poder que verdadeiramente o realizou. Talvez no dia em que as pessoas entenderem que Deus não é uma entidade física, mas sim abstrata, e muito mais poderoso do que possamos imaginar, comecemos realmente a realizar milagres.

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Por hoje é só que agora eu vou ali fazer a minha parte na luta para fazer do nosso País um lugar melhor para se viver.

Nenhum comentário: