terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Você tem ansiedade?

A ansiedade é um estado de vida caracterizado por medo, mal-estar, desconforto, insegurança, estranheza do ambiente ou de si mesmo e, muito frequentemente, pela sensação de que algo desagradável está para acontecer. Além de medicamentos convencionais, existem algumas alternativas naturais que podem nos ajudar a controlar a ansiedade.  Veja algumas:

CUIDE de seu corpo. Ele é seu instrumento de comunicação e trabalho. Escolha alimentos saudáveis e em quantidades certas. Evite todo o tipo de agressões como o fumo, drogas, abuso de bebidas alcoólicas e refrigerantes...  Pratique atividades físicas. Você é responsável pela própria qualidade de vida que sempre precisa ser cuidada.

MANTENHA o otimismo.  Cultive a alegria de viver. Dê atenção às pessoas.  Evite pensamentos negativos. Sempre que um pensamento negativo aparecer, deve-se substituí-lo por outro, agradável. Os pensamentos e as falas negativas agravam a situação intensificando o mal - estar. Veja somente o bem que existe em cada pessoa. Retribua sempre o mal com o bem. A vida é curta demais para desperdiçá-la com amarguras.

VIVA o presente. Quando sua mente está dedicada integralmente ao momento atual, você tem capacidade de análise, julgamento e ação. O passado deve ser entregue à misericórdia de Deus e o futuro à sua providência. Somente temos, em nossas mãos, o tempo presente. Quando a mente passeia demasiadamente entre o passado e o futuro, você pode se perder nas ideias e a ansiedade piorar.

SEJA organizado. Quem vive na bagunça gasta tempo para achar o que precisa, acumula coisas  sem utilidade e acaba por criar sentimentos de ansiedade. Viver, estudar e trabalhar, em ambiente organizado, ajuda no equilíbrio emocional e controla a ansiedade. Além disso, pessoas com uma boa organização do seu tempo, conseguem aproveitá-lo melhor, o que reduz muitos fatores de ansiedade.

CULTIVE a espiritualidade. A fé é uma dimensão essencial em sua vida. Reserve uns minutos por dia para estar frente a frente com Deus. Confie nele e lembre que Ele o ama, assim como você é. As falhas fazem parte de nosso dia-a-dia. A pessoa precisa aprender a aceitar-se, perdoar-se e acreditar na misericórdia de Deus. Ele sempre perdoa nossas culpas e nossos pecados. Agradeça sempre a Deus o dom da vida.

 Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]

Nenhum comentário: