sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

 Macacos e hienas

         Conselho só se dá a quem pede, água, só pra quem tem sede, luz, pra quem quer enxergar, amor para quem sabe amar, e assim sucessivamente. Recebi esse vídeo que não dá nada a ninguém, mas expõe com clareza o tempo sombrio em que estamos vivendo, o negro futuro que poderemos construir com nossas próprias mãos. Tudo isso por conta da nossa ignorância ou egoísmo. Ignorância que impede as pessoas de entender as mais claras situações. Egoísmo de quem sempre espera tirar proveito das situações sem se importar com os outros. No final, todos perdem. E quando tentamos alertar para o perigo, as pessoas riem, como macacos ou hienas, sem saber nem mesmo por que ou do que estão rindo. Talvez riam da própria estupidez. E o pior é que o que está em jogo são os bens mais preciosos que Deus nos deu: Vida e Liberdade.

 José Maria Trindade

         Se formos falar em jornalistas decentes, temos que falar nesse cara. Eu não o conhecia, embora ele já esteja em campo há muitos anos. “Criou os dentes” cobrindo política em Brasília. Precisa dizer mais alguma coisa? Precisa. Dizer que ele não se deixou contaminar pelo clima ruim do lugar. Passou ao largo de cargos públicos e sempre se pautou pela coerência e isenção no exercício da sua profissão, coisa rara de se ver hoje em dia. Vi esse vídeo de um comentário que ele fez e vibrei. É perfeito!


Arrogância e Prepotência

         Ainda criança ouvia as pessoas mais velhas dizendo: “Quer conhecer uma pessoa? Dê a ela uma farda ou um cargo”. E observando constatei que a mais pura verdade. Vi exemplos escabrosos, hilários, tristes, que a mudança de status causa nas pessoas. Certo dia o vice-prefeito de uma cidade, que costumava,  ao cair da noite, encontrar os amigos para beber e conversar à mesa de um bar, mudar radicalmente ao assumir o lugar do prefeito que tinha se afastado. Naquele começo de noite, ele foi até o bar para nos dizer que não poderia mais se “promiscuir” bebendo na companhia de pessoas comuns. Não se elege mais a nada, e pra completar sua desgraça, a sua mulher o deixou para ir morar com outra. E vi muito mais. Vi pessoas se afastarem de parentes pobres, sólidas amizades ruírem, e, pior ainda, total mudança de caráter. O sujeito veste um uniforme qualquer e já saí se dando ares de grande autoridade. Vejam o caso dessa gerente de um asilo de idosos:


Pré-julgamento

         Julgar não é coisa boa de fazer. Por mais que conheçamos as pessoas e os fatos que as envolvem, nunca sabemos de tudo que as leva a tomar algumas atitudes ou ter comportamentos estranhos. Só Deus pode fazer isso. Agora imaginem prejulgar apenas pelas aparências. Nessa longa estrada da vida (olá Milionário e Zé Rico!) eu já vi cada coisa... há vi inclusive coisas como essa eu acontece nesse vídeo:


Bandido protege bandido

         Que Ciro Gomes é um cangaceiro metido a intelectual e assassino, todo cearense sabe. E ele conta seus mal feitos com a maior cara de pau, como se fosse ele um homem da paz, da justiça, da ordem. Nesse vídeo ele narra como ele ameaçou e corrompeu um deputado para livrar a cara do filho do Luladrão, que deveria ter sido julgado, condenado e preso. E um bandido desse ainda que ser presidente do Brasil. Tiscunjuro! Crendeus pai! Pé de Pato! Mangalô Três Vezes!


Circulando pelas redes

“O próximo decreto dos governantes estaduais será: Só emitem atestado de óbito e enterra o defunto com o passaporte vacinal”.

Dica Musical

         A minha Dica Musical dessa semana é o “Samba do Arnesto”, de Adoniran Barbosa, com a história contada pelo próprio Arnesto, ou melhor, Ernesto. Quando Adoniran conheceu o Ernesto, o chamou de Arnesto, disse que o nome dava samba e prometeu fazê-lo. 17 anos depois o samba estava gravado. O bonito desse samba, além da estaria que o envolve, é que a letra fala de uma bela amizade que a tudo perda, até mesmo convidar os amigos a saírem do centro de São Paulo para ir a um samba no Braz (quem é de SP ou mora lá há muito tempo, sabe da distância e da dificuldade pra se chegar até lá) e quando chegar dar com a cara na porta. Mas vamos deixar o próprio Arnesto contar a estória e depois curtir esse gostoso samba com os Demônios da Garoa.



*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Por hoje é só que agora eu vou ali vadiar um pouco mais que as férias estão terminando. Tão pensando que? Aposentado também tira férias.

 

 

Nenhum comentário: