segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Vacina 100% brasileira contra Covid: começa a produção

A Fiocruz agora quer saber se a vacina 100% brasileira contra a covid poderá ser aplicada em crianças - Foto: André Az/Fiocruz
A Fiocruz agora quer saber se a vacina 100% brasileira contra a covid poderá ser aplicada em crianças - Foto: André Az/Fiocruz

A vacina 100% brasileira contra a Covid-19 começa a ser produzida nesta segunda, 10, pela Fiocruz após a Anvisa ter liberado na semana passada o insumo nacional, o IFA – Ingrediente Farmacêutico Ativo – produzido pela Fundação Oswaldo Cruz.

Se tudo acontecer como o planejado as primeiras doses iniciais serão entregues no começo de fevereiro ao Ministério da Saúde.

A fábrica está preparada para produzir um milhão de doses por dia. Inicialmente, a Fiocruz vai entregar 20 milhões de doses do imunizante.

Como é a produção

O processo de elaboração da vacina começa com o descongelamento da matéria-prima, que estava preservada à espera da aprovação.

Esse procedimento demora três dias para ser concluído.

A previsão é de que o processo todo, que vai desde a produção até o controle de qualidade, demore cerca de 20 dias. Em outras palavras, a finalização deve ocorrer ainda no mês de janeiro, para as primeiras entregas sejam feitas entre os dias 1º e 4 de fevereiro.

Doses para crianças

A Fiocruz espera a resposta dos testes científicos em Oxford para entender qual o impacto da vacina em crianças e adolescentes.

“A AstraZeneca no Reino Unido vem realizando estudos clínicos para a vacina pediátrica, então estamos aguardando essa conclusão. É uma possibilidade”, disse em entrevista à CNN, a presidente da fundação, Nísia Trindade.

Os cientistas também querem verificar se a vacina terá algum tipo de adaptação para imunizar a população contra a variante Ômicron do coronavírus.

SNB _ Com informações da CNN

 

Nenhum comentário: